O povo de Alagoinhas pede melhorias no abastecimento de água e os vereadores oferecem uma CPI no SAAE

552 1
552 1

Por Caio Pimenta

Na última terça-feira (12), em audiência pública na Câmara de Vereadores, a população alagoinhense foi discutir, juntamente com os legisladores municipais, os problemas com relação ao abastecimento de água na cidade. A audiência que foi convocada pelo vereador Jenser Souza (REDE), ex secretario de agricultura da gestão Paulo Cezar, e agora um dos mais aguerridos oposicionistas, conclamou a presença do povo que sofre com a precária prestação de serviços por parte do SAAE. Os alagoinhenses compareceram na Casa Legislativa Municipal, queriam ouvir uma solução imediata para falta de água que afeta várias localidades de nossa cidade. O que os vereadores, capitaneada pela oposição (REDE, PT, PHS), ofereceram? Uma CPI na SAAE.

Nada contra a instalação da CPI, acho até que é legitimo a vontade dos vereadores em querer esmiuçar as irregularidades cometidas por vários gestores que por ali passaram. A transparência se faz necessária sempre, mas não posso negar minhas reais desconfianças com relação ao andamento de uma CPI, que é comandada por políticos. Sentiria mais confiança em uma investigação capitaneada pelo Ministério Público. Não posso ser leviano em afirmar que nesta CPI ocorrerão desleixos ou irregularidades, mas os retrospectos de CPIs em nosso país são vergonhosos. É conhecido por todos que em muitas CPIs ocorrem seletividade com relação a investigados, muitas vezes as investigações são usadas como forma de atacar politicamente quem está no poder e no fim acaba tudo em pizza.

Outro fato que me causa desconfiança com relação a uma CPI é que, na minha concepção, os vereadores de Alagoinhas não têm, a priori, o preparo necessário para comandarem uma investigação tão importante e complexa como essa. É sabido por todos que grande parte dos vereadores nem ensino superior tem, muitos desconhecem o meio jurídico, as práticas investigativas, podendo, mesmo sem intenção, naufragar no objetivo de dar a população um parecer elucidativo. Por isso, na minha opinião, essa investigação deveria partir do Ministério Público, inclusive defendi isso em artigo anterior publicado aqui no NewsInfoco intitulado “SAAE é a vergonha do Governo Paulo Cezar, mas instalação de CPI não é a solução”.

Me desagrada o fato da oposição não ter um projeto para o fim da crise de abastecimento de água em nossa cidade. Me desagrada, da mesma forma, a inércia do Governo Paulo Cezar que não soluciona, nem estipula um prazo para o fim desta crise. Quero aqui eximir de qualquer culpa o atual diretor da SAAE, Caio Castro, que na medida de suas limitações orçamentárias, tem feito o que pode para reerguer o SAAE, mas esbarra na falta de recursos. A oposição de Alagoinhas está sendo muito boa para apontar o dedo para os possíveis culpados, e esse é o papel dela, mas e a solução? Do que adianta descobrir os culpados pelas improbidades cometidas no SAAE se o povo continuar sem água?! Muitos vereadores deram sugestões, como o Luciano Sergio (PT) que sugeriu que a SAAE investisse na aquisição de um sistema solar para diminuir os gastos com a utilização de energia elétrica, mas de onde tirar esse dinheiro? O vereador não apontou.

A população precisa de uma resposta concreta do Governo Paulo Cezar ou da oposição, que postula uma candidatura nas próximas eleições. Todos indicam “É preciso fazer isso, é preciso fazer aquilo… E assim se resolve o problema do abastecimento de água em Alagoinhas”, discurso lindo, mas genérico se não se aponta de onde sairão esses recursos.

Se a população de Alagoinhas foi para a audiência pública querendo uma solução para o fim da crise de abastecimento de água, com certeza saíram de lá frustrados. Infelizmente, em ano de eleição, mais parece que os vereadores estão preocupados em embates políticos do que dar solução para os problemas do povo. Até quando o povo irá sofrer o preço pelas irresponsabilidades e falta de compromisso por parte dos políticos? Perguntar não ofende.

Compartilhe
In this article

Join the Conversation

1 comment

  1. Ana Angelica Almeida Responder

    Realmente, newsinfoco, estamos cansados de ver as coisas acontecerem , mas uma ação efetiva para solucionar os problemas não acontece é so blá, blá, blá.

+
+