Feira de Santana:Prefeitura fará censo para identificar autistas no município

435 0
435 0

A Prefeitura de Feira de Santana vai realizar um levantamento para identificar o número de autistas que reside no município. O censo, idealizado pela Família Azul, grupo de mães voluntárias, será produzido com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Comunicação Social e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos.

Uma reunião na manhã desta terça-feira, 1°, na Sedeso, definiu que esse levantamento, através de questionário, será feito entre os dias 5 a 9 de dezembro com a participação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos PSFs (Programa Saúde da Família) e das escolas municipais.

Mãe de uma criança autista e uma das idealizadoras da Família Azul, Cintia Souza, falou da necessidade desse mapeamento para assegurar às pessoas com transtornos no comportamento uma assistência mais adequada, sobretudo nas áreas de Saúde, Educação e Social.

O autismo é caracterizado pela dificuldade na comunicação, limitação verbal e não verbal, associado a comportamento repetitivos, acesso restrito e atividade limitada. Ele acomete mais o sexo masculino.

“É um distúrbio que chega sem avisar, não tem cura, mas pode ser tratado. A criança autista não demonstra fisicamente. As características são evidenciadas pelo comportamento”, explicou Cintia. 

Durante a reunião o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, se comprometeu em apoiar no que for possível a Família Azul. Também participaram o secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva; a enfermeira da Atenção Básica da SMS, Leilane Lacerda; o chefe de gabinete da Secretaria de Prevenção à Violência, Paulo Costa. 

 

Fonte:SECOM-Feira de Santana
Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+