Professores passam por formação para aulas no regime de alternância na rede estadual

26 0
26 0

Gestores, professores e técnicos da Secretaria da Educação estão reunidos no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT), em Santo Amaro, a 72 km de Salvador, no Recôncavo Baiano, para a formação no projeto de Pedagogia da Alternância voltado ao curso técnico de nível médio em Aquicultura, que será ofertado pela primeira vez na rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica.

Pelo regime de alternância, os estudantes ficarão 15 dias em atividade letiva na escola e 15 dias nas suas comunidades de origem, sob orientação dos professores e acompanhamento de monitores. A formação será aplicada pelo Instituto Aliança até esta terça-feira (8) e tem como objetivo preparar os professores para trabalhar esta metodologia de aulas.

O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, fala o alcance social deste novo curso da rede. “Estamos em um processo de qualificação tanto quantitativa quanto qualitativa da Educação Profissional do Estado Bahia. A Pedagogia da Alternância visa melhor atender as populações rurais no Estado, no que tange à formação na área de Recursos Naturais. Para isso, estamos iniciando com duas turmas do curso técnico de Aquicultura e com dez turmas do curso de Agroecologia. Essas serão nossas experiências piloto nessa área de pedagogia da alternância. A capacitação busca esclarecer todas as dúvidas, pois a questão da alternância tem que ser bem compreendida pelos professores”, explica.

Para o professor Jorge Figueiredo, que está participando da formação, o regime de alternância é um desafio. “A aplicação deste novo projeto é uma quebra de paradigmas, porque o sistema muda. Você tem conceitos modernos, onde todos trabalham cooperando e nós estaremos aqui para contribuir com a formação dos futuros técnicos, para que possam se tornar microempresários na área de criação de peixe ou para que sejam agentes multiplicadores nas suas comunidades e no mercado de trabalho”, relata.    

Aquicultura O curso técnico em Aquicultura tem parceria com a Bahia Pesca. As aulas começam na próxima segunda-feira (14), no CVTT, anexo do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), localizado no Distrito de Acupe, no município de Santo Amaro. 

Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+