Festa Literária Internacional do Pelourinho começa nesta quinta (9); programação gratuita e aberta ao público

78 0
78 0

Começa nesta quinta-feira (10) , a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), no Centro Histórico de Salvador. Até o dia 13 de agosto as ruas e espaços culturais da região serão ocupados por saraus, debates, encontros, oficinas literárias e apresentações artísticas gratuitas.

A UNEB apoia institucionalmente o evento, que terá ampla programação com cerca de 50 atividades gratuitas e abertas ao púbico.

“O Pelourinho é uma das maiores representações da cultura negra no Brasil e nas Américas. A UNEB é uma das maiores instituições de educação superior deste país e consegue reunir o recôncavo, o litoral e o semiárido. O Flipelô vai conseguir reunir isso também, então, temos a união de dois grandes capitais simbólicos”, destacou o assessor de Projetos Interinstitucionais para a Difusão da Cultura (Apidic) da UNEB, Gildeci Leite.

O gestor também participará da programação do evento na coordenação da conferência Deus-dará: 500 anos de história entre Portugal e Brasil, que será proferida pela escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho, no dia 10, às 18h30, no Espaço Sesc – Pelourinho, e na mediação do Bate-papo Nem te Conto, com Rafael Rodrigues (BA) e Marcelo Moutinho (RJ), no dia 12 de agosto, às 14h, no Teatro Sesc Senac Pelourinho.

A UNEB será também representada pelo poeta e estudante do curso de Pedagogia do Campus I, em Salvador, Douglas de Almeida, que irá participar do projeto A Voz Edita, às 18h do próximo sábado (12), no Café Teatro Zélia Gattai.

Nesta primeira edição, a Flipelô vai homenagear os escritores Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga e suas respectivas obras. Artistas, autores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vão participar da programação, a exemplo da franco-camaronesa Léonora Miano e de Antônio Torres, Joselia Aguiar e Emicida.

A Flipelô é realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Cultura.

Informações: www.flipelo.com.br.

Fonte:Uneb
Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+