12 de outubro: Saiba porque hoje é feriado nacional

71 0
71 0

Apesar de o 12 de outubro ser um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros, poucas pessoas sabem porque ele é comemorado em todo o país. Não é pelo Dia das Crianças. E sim, por conta de uma celebração católica: a data presta homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A imagem da santa negra foi encontrada em 1717 por três pescadores, no Rio Paraíba (SP), chamado à época de Rio Itaguaçu. Eles tentavam há horas, sem sucesso, fisgar algum peixe. Em determinado momento, ao puxarem a rede de pesca, içaram uma imagem de santa degolada. Em nova tentativa, a rede trouxe a cabeça que faltava.

A partir desse momento, as redes dos três pescadores ficaram cheias de peixes. Para eles, foi um milagre da santinha resgatada. Ao limparem a escultura, perceberam que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, mas estava com cor escura devido ao contato com a lama do fundo do rio. Então, passaram a chamá-la de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Começava assim a história de devoção àquela que viria a ser consagrada padroeira do Brasil.

Em 1954, o papa tornou a data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem milagrosa no rio). Em 30 de junho de 1980, foi publicado o Decreto nº 6.809, no qual o último general-presidente da República do país, João Batista Figueiredo, tornou o dia da descoberta feriado nacional, em consagração à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Entenda o simbolismo da imagem celebrada neste dia 12:

 

Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+