Clássico dos Novos Baianos, Acabou Chorare ganha edição em DVD

47 0
47 0

Muita gente nem era nascida quando uma trupe de artistas considerados “loucos mas talentosos” lançou em 1972 um disco que iria se tornar um clássico: Acabou Chorare. A ponto de, em 2007, a Revista Rolling Stones ter eleto o trabalho como o maior disco da música brasileira de todos os tempos.

 Cultuado pelas antigas gerações, era um desejo antigo ver o registro audiovisual desse clássico. E a oportunidade veio quando Baby do Brasil, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão foram convidados para fazer o show de reabertura da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em 2016, com o repertório do disco. Era o motivo que faltava. O show bombou, pois todos queriam assisti-lo. Com isso, o grupo entrou  em turnê Brasil afora, até que veio a gravação do DVD.
 
Batizado como Acabou Chorare, Os Novos Baianos se Encontram (Som Livre), o DVD  foi gravado este ano no Rio de Janeiro com um time de peso: Andrucha Waddington e Mini Kerti assina a direção, com produção da Conspiração Filmes. Fernanda Young responde pela fotografia, Gringo Cardia pelo cenário e Moraes Moreira e Pepeu Gomes pela produção musical. 
 
Durante 125 minutos, o que se vê e ouve é uma verdadeira viagem sonora belo som dos Novos Baianos. E para impactar, o grupo chega ao palco com um carro personalizado e abre o show com Anos 70 (Moraes, Pepeu, Baby, Galvão e Paulinho). Nada mais apropriado para relembrar uma década que, mesmo com o país vivendo uma ditadura, havia uma maneira de ser feliz com uma música contagiante. 

Ao todo, são 22 canções. Entre elas, Infinito Circular (Moraes, Baby, Pepeu e Galvão), Dê um Rolê (Moraes e Galvão) imortalizada por Gal Costa no icônico show Fa-Tal; A Menina Dança (Moraes e Galvão), depois regravada por Marisa Monte; e Preta Pretinha (Moraes e Galvão) que virou um hino de toda uma geração. Tem também  os clássicos Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso), O Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi) Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) e Brasil Pandeiro (Assis Valente).
Especial
O show tem um número instrumental com os irmãos de Pepeu Gomes, Jorginho e Didi. O conteúdo extra de Acabou Chorare – Os Novos Baianos se Encontram traz os poemas Retrato Pensado, declamado por Luiz Galvão, e Brasileira Academia na voz de Moraes Moreira. O lançamento também chega de forma especial ao Facebook, com um hand álbum trazendo conteúdo exclusivo da banda.
 

DVD : Acabou Chorare – Os Novos baianos se EncontramFICHA

Direção: Andrucha Waddington e Mini Kerti

Direção Musical: Moraes Moreira e Pepeu Gomes

Gravadora: EMI

Preço: R$29,90 (média)

Fonte:Correiodabahia
Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+