Como Curar Ressaca com 7 Coisas Simples e Surpreendentes

48 0
48 0

Assim como quase tudo na vida, a bebida alcoólica tem seu prós e contras. E um dos piores pontos negativos dela é a ressaca na manhã seguinte.

Cerveja, vodka, champagne, pinga, whisky. Qualquer uma delas pode te deixar de ressaca graças ao excesso de álcool ingerido. Por isso, antes de tudo, cuidado com os exageros.

A melhor forma de evitar a ressaca é simples, porém não é tão fácil. É só beber pouco ou nada. Como eu sei que muitas vezes passamos dos limites e exageramosna quantidade de bebida resolvi escrever esse artigo sobre como curar a ressaca com 7 coisas simples e surpreendentes.

Você ainda vai ver alguns “remédios” que parecem que funcionam, quando na verdade não são bons para curar a ressaca.

Você vai ver nesse artigo:

  • Como Curar a Ressaca com 7 Coisas Simples e Surpreendentes
  • Novo Remédio
  • Remédios que Não Funcionam para Curar a Ressaca
  • Como Evitar a Ressaca – melhor prevenir do que remediar
  • Melhor Remédio para Ressaca


 

Como Curar a Ressaca com 7 Coisas Simples e Surpreendentes

#1. Isotônico (Gatorade)

O excesso de álcool tem efeito diurético, fazendo você eliminar muito líquido. As bebidas esportivas ou isotônicos são ricos em sais minerais e auxiliam a reporo líquido perdido durante a ressaca.

#2. Água de coco (e água)

Acredito que você tenha muita sede quando fica de ressaca. O excesso de álcool faz com que você elimine muito potássio e sódio. A água de coco vai te ajudar a repor os minerais perdidos e ainda vai te hidratar.

Outra opção para te ajudar na hidratação é a água. Provavelmente ela é uma das poucas bebidas que você já devia consumir quando fica de ressaca.

#3. Omelete (ou bom café da manhã)

Nada como um bom café da manhã. Quando você está de ressaca, um café da manhã reforçado e equilibrado é um ótimo remédio. Principalmente, um omelete. Já explico melhor.

Algumas vezes a ressaca pode diminuir os níveis de açúcar no seu sangue. Quando isso acontece você apresenta sintomas como fraqueza e dor de cabeça.

Para melhorar, você deve comer uma refeição nutritiva. Pode ser no jantar (ou ceia) depois de beber ou só no café da manhã mesmo.

O omelete é uma excelente opção (2), já que o ovo é rico em glutationa que é um ótimo aliado na “cura da ressaca”. A proteína encontrada no ovo auxilia a revertero processo de intoxicação provocado pelo excesso de álcool no organismo.

#4. Gengibre

O gengibre é um excelente remédio natural. Ele contém gingerol, que estimula a secreção do suco gástrico e protege o fígado (efeito hepatoprotetor). E ainda auxilia na redução de enjoos e náuseas. Além de tudo isso, o gengibre é um ótimo anti-inflamatório natural.

Você pode usar o gengibre para fazer chá, suco ou pratos como frango xadrez. Para um melhor efeito, recomendo que você tome um chá de gengibre, com umas duas lascas dele em água quente. Deixe descansar por aproximadamente 5 minutos e depois tome.

Se quiser entender mais sobre todas as propriedades do gengibre, veja esse artigo que escrevi sobre esse remédio natural.

#5. Banana

Assim como citado anteriormente, você perde potássio quando bebe muito. E nada como uma banana para repor parte desse potássio. E a fibra da banana ainda pode funcionar como uma ótima reguladora intestinal.

Peixe, iogurte, abacate, molho de tomate, batata são outros alimentos que contém bastante potássio e podem auxiliar também (3).

 

#6. Chá de boldo

Esse chá é ótimo para aliviar os efeitos da ressaca, porque além de ser digestivo, ele protege o fígado. Assim como o gengibre.

 

#7. Dormir bem

Quando você está de ressaca, você está doente. Por isso, nada melhor do que deixar seu corpo se recuperar enquanto você dorme (4). Por isso, durma bem para diminuir o mal estar.

Ter uma boa noite de sono é um dos melhores e mais fáceis remédios naturais para curar a ressaca.

Novo Remédio

Em março de 2015, foi publicado um estudo (5) em que foi criado o remédio “PartySmart” que traduzido ao pé da letra significa “festa inteligente”. De acordo com os criadores do remédio, ele deve ser tomado 30 minutos antes de beber para prevenir os sintomas da ressaca e ficar bem no dia seguinte. Saiba mais sobre o remédio aqui.

Remédios que Não Funcionam para Curar a Ressaca

Beber mais bebida alcoólica

Tem gente que pensa que beber mais vai evitar a ressaca, mas isso pode ser muitoprejudicial. Beber mais enquanto está de ressaca faz você sobrecarregar seu fígado, podendo gerar até doenças sérias como cirrose.

Café

Assim como a bebida alcoólica, o café (e a cafeína) são diuréticos e por isso não são recomendados para minimizar os efeitos da ressaca.  A única coisa de bom que o café pode fazer é te deixar mais acordado e com menos sono.

Comida gordurosa

Dizer que comida gordurosa diminui a absorção de álcool é até verdade. Os alimentos gordurosos auxiliam na criação de uma capa de gordura no intestino que faz com que o álcool seja absorvido mais lentamente.

Porém, quando você está de ressaca seu corpo  absorveu o álcool e por isso não adianta você comer depois de beber. Além disso, o mais importante é que a comida gordurosa pode te deixar mais enjoado e (normalmente) não é uma comida saudável.

Entenda melhor sobre as gorduras (gordura saturada e gordura trans) e seus efeitos no nosso organismo.

Sauna

Muita gente pensa que as toxinas podem sair através do suor, mas isso não é verdade (6).

O álcool não vai sair pelos seus poros enquanto você está na sauna. Mesmo porque quando você está de ressaca, o álcool já foi processado no fígado. E para piorar, você ainda está desidratado.

A sauna pode te deixar ainda mais desidratado. O suor que sai do seu corpo durante a sauna serve para manter a temperatura do seu corpo e não para remover as toxinas como muitos pensam. O principal órgão responsável pela eliminação das toxinas é o fígado.

Além disso, fazer sauna enquanto você está desidratado pode causar sérios riscospara a saúde do seu coração.

Como Evitar a Ressaca – Melhor prevenir do que remediar

A ressaca nada mais é do que “envenenamento pelo álcool”. Dor de cabeça, sonolência, suor, tontura, dificuldade de concentração, náusea, ansiedade, esses são os principais sintomas da ressaca que você deve conhecer bem. Esses sintomas também se parecem com os sintomas da desidratação.

É fácil apontar o melhor remédio pra ressaca que é beber com moderação para evitar o mal estar do dia seguinte. Para isso, você precisa conhecer seus limites. Saber até quando pode beber e quando tem que parar.

Na verdade, não existe uma “cura para ressaca” (1). Existem apenas coisas que vão minimizar os efeitos dela. Por isso, evite o exagero na hora de beber. Intercale água enquanto toma bebida alcoólica, não fique muito tempo sem comer enquanto bebe, não beba quando está sem comer a muito tempo. Essas são algumas dicas básicas para você evitar a ressaca.

Melhor Remédio para Ressaca

O melhor remédio é a PREVENÇÃO!

De acordo com uma pesquisa de 2015 (7), beber muita água e comer antes de beber muito não garantem que você não fique de ressaca. Quando você bebe muito mais do que deveria, não tem remédio para a ressaca. Por isso que eu repito, o melhor é prevenir a ressaca. Esses 7 remédios que eu citei são para diminuir os efeitos gerados pelo exagero de álcool.

Drink smart, be healthy, and don’t wake up in a ditch! 😉

(traduzindo: Beba inteligentemente, seja saudável, e não acorde em uma vala)

CONCLUINDO…

Agora você já entendeu que o melhor remédio para a ressaca é a prevenção. Porém, caso você exagere, é só seguir as instruções e escolher alguns dos remédios naturais para minimizar os efeitos:

  • Isotônico (Gatorade);
  • Água de coco;
  • Omelete (bom café da manhã);
  • Gengibre;
  • Banana;
  • Chá de boldo;
  • Dormir bem;
  • Novo remédio.

E não se esqueça de prestar atenção nos remédios que parecem que funcionam, mas não são bons para curar a ressaca.

 

Fonte:Ingerindosaude

 

Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+