Bahia:Rui e Pinheiro debatem ações da Educação para o ano letivo de 2018 da Rede Estadual

28 0
28 0
Em reunião ocorrida na noite da sexta-feira (05), na Governadoria, o governador Rui Costa debateu com o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, ações estratégicas que estão sendo implementadas pela secretaria da Educação. Estiveram na pauta projetos como o e-Nova Educação, fruto de uma parceria com o Google, Escolas Culturais, Centros Juvenis de Ciência e Cultura, além da oferta de novos cursos, reformas e a implantação de novas escolas. 
 
“Foi uma boa reunião, onde debatemos este novo perfil de oferta na rede estadual, com a meta de levar cursos de curta duração da Educação Profissional e Tecnológica para todas as escolas, além da ampliação do projeto das Escolas Culturais, que começamos a implantar em 2017, dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, que chegarão em mais 22 Territórios de Identidade, fazendo este importante projeto chegar a todos os Territórios da Bahia. São ações focadas no fortalecimento do eixo pedagógico das escolas”, destacou.
 
Pinheiro adiantou que ficou acordado o lançamento do projeto e-Nova Educação, fruto de parceria com o Google, na Aula Inaugural. O projeto inclui a oferta do Google Sala de Aula, aplicativo que oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração, dinamizando os processos de ensino e aprendizagem e configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores. A iniciativa inclui a formação dos gestores e professores, já em fase de implantação em 20 escolas de oito Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para ser disseminado na rede estadual. Através do e-Nova Educação, a Google já certificou 116 professores e nove estudantes da rede estadual de ensino, que participaram da formação do Google Apps For Education ou Google Sala de Aula.  “Também apresentamos ao governador o andamento de 690 intervenções, incluindo ampliações, reformas, implantação de novas escolas e coberturas de quadras”, ressaltou o secretário. 
 
Entre as intervenções em andamento, destaque para o Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), que está passando por uma ampla reforma e reestruturação, para se tornar um centro de encontros e vernissage, para receber grandes eventos e ser um espaço para a exposição de obras dos estudantes. Outro projeto especial é do Colégio Central, que vai passar a contar com Startups e cursos na área de empreendedorismo, voltados, inclusive, para empreendedores individuais.
 
Outros investimentos em tecnologia também foram citados, com o objetivo de implantar banda larga em todas as escolas da rede, possibilitando, inclusive, acesso Wi-fi para as comunidades do entorno onde as escolas estão inseridas.
Fonte:Seduc-BA
Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+