Má postura e o peso da mochila para as crianças

29 0
29 0

Você já observou como o seu filho carrega a mochila e tem ideia de quanto ela pesa? E quando você comprou … escolheu por causa do personagem, porque é o preferido dele, ou você pensou na ergonomia da mochila?

Saber escolher a mochila ideal para as crianças é fundamental no desenvolvimento deles. A escolha errada pode causar problemas graves, como compreensão dos discos vertebrais, lesão das articulações da coluna, má postura, flexão dos ombros para frente, além de problemas circulatórios e desgastes articular precoce.

Antes de falarmos mais sobre o assunto, observe como a criança se comporta usando a mochila.

FIQUE ATENTO

:: A criança sente dor ao colocar ou tirar a mochila?

:: Enquanto carrega a mochila sente alguma dor ou desconforto?

:: Já reclamou de formigamento ou adormecimento dos braços?

:: Como está a postura quando carrega a mochila?

Observamos com frequência as crianças carregando excesso de material escolar. Até nós adultos, sentiríamos dor nas costas e pescoço carregando a quantidade de livros e cadernos que eles têm que transportar. É importante ficar de olho e conversar com eles se é necessário levar todos os materiais que estão na mochila. O peso da mochila nunca deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança. Se seu filho pesa 40 kg, a mochila não pode pesar mais que 4 kg.

Cerca de 80% das crianças entre 8 e 10 anos já estão apresentando dores nas costas. Uma pesquisa realizada na Espanha, constatou que a mochila dos estudantes estavam com um peso médio de quase 7 kg. Sendo que 60% carregavam com um peso superior a 10% do seu peso corporal. Ainda nesta pesquisa, 1 em cada 4 alunos citaram ter sofrido com dores nas costas por mais de 15 dias durante o ano anterior. Dentre estes que relataram sentir dor, 70% era escoliose, outros 30% eram dores lombares ou contraturas musculares involuntárias contínuas. E o risco aumenta com a idade devido aos anos transportando a mochila pesada.

É importante observar a postura da criança quando estiver carregando o material escolar. Se o corpo estiver inclinado para frente ao caminhar é porque a mochila está pesada. O corpo para frente tenta compensar o peso do material levando a criança a dobrar a coluna e fazer um arco com as costas. Os ombros ficam arredondados, o pescoço (que fica inclinado para baixo) pode sofrer com dores crônicas e comprimir os nervos. Além disso, a coluna vertebral sofre uma compressão.

AJUDE A CRIANÇA A ESCOLHER E AJUSTAR A MOCHILA 

Com tanta oferta no mercado de mochilas com os personagens preferidos das crianças, é bem difícil convencê-las que nem sempre a mais bonita é a melhor escolha. Mas é importante conversar com elas e explicar da importância de optar por uma mochila que irá proporcionar conforto e saúde para ela a curto e longo prazo.

Algumas dicas importantes:

:: A mochila não pode ser maior que a criança, isso fará com que ela carregue mais livros, cadernos, etc.

:: O ideal que a mochila tenha alças largas, acolchoadas e que seja ajustável no ombro.

:: Recomenda-se que a mochila tenha algum tipo de acolchoado para descansar contra as costas das crianças.

:: As alças precisam estar ajustadas. A parte inferior, quando cheia, não deve ultrapassar  a cintura do aluno.

:: Não usar a mochila em um só ombro.

:: Os materiais escolares mais pesados devem ficar mais próximos das costas e ir diminuindo os itens à medida que vai se afastando.

Também há a opção da mochila de rodinhas. Elas evitam de o aluno carregar todo o material nas costas, porém algumas observações:

:: Dificulta a criança a subir/descer escadas.

:: Em calçadas e vias de acessos irregulares exige maior esforço.

E não podemos esquecer de falar que a ergonomia também é fundamental na hora das tarefas escolares. Como o seu filho senta para estudar? Ele usa o computador para fazer pesquisas? Lembre-se sempre de corrigir a postura dele a frente do monitor, seja um notebook ou um desktop.

Fonte:Realiza
Compartilhe
In this article

Join the Conversation

+
+