MP participa de inauguração de Escola de Saúde Pública da Bahia

0

Foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 1º, em Salvador, a Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis, que tem a finalidade de qualificar servidores e trabalhadores da área de saúde. O novo espaço, construído no Centro de Atenção à Saúde (CAS), na região do Iguatemi, foi inaugurado pelo governador Rui Costa e pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em cerimônia que contou com a participação da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado, da procuradora-geral de Justiça Adjunta, Sara Mandra Rusciolelli Souza, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), promotor de Justiça Rogério Queiroz.

Defendendo ser a formação o principal elemento para a estruturação da saúde, o governador do Estado disse que a expectativa é que a Escola de Saúde sirva para melhorar as condições de trabalho e contribua para a formação dos profissionais de saúde do estado e dos municípios. “Prédios e equipamentos são fundamentais, mas nada disso funciona sem pessoas. É preciso capacitar e estimular estes profissionais”, afirmou. Em sua fala, a chefe do Ministério Público parabenizou o Governo da Bahia pela “contribuição histórica para a saúde pública de nosso estado”. “O povo baiano precisa e agradece os investimentos que vêm sendo realizados na área de saúde pública. Investimentos como os realizados nesta escola são uma contribuição positiva para uma área tão importante para a sociedade e tão carente”, disse Ediene Lousado.

Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, o espaço é um dos mais modernos prédios de educação em saúde pública do País. “Estamos criando uma verdadeira universidade corporativa do SUS, que irá alavancar o ensino e a capacitação profissional, para servir à população baiana”, disse ele. A Escola de Saúde Pública conta com auditório, biblioteca, sala de leitura, espaço para atividades letivas, laboratório de informática, núcleo de ensino a distância, salas de reunião, laboratórios de odontologia, enfermagem e biodiagnóstico. O espaço realizará parcerias com universidades e escolas técnicas, com o objetivo de formar profissionais, considerando as especificidades epidemiológicas regionais e implementação do SUS na Bahia. 

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Fonte:MP-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *