O Petróleo do século 21 são os dados do usuário da internet – Por Mozart Estrela

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Mozart Estrela

Quanto vale um Click? Depende do negócio. Estamos vivenciando uma verdadeira revolução cibernética em todos os sentidos da comunicação, nos negócios, na vida cotidiana, no comportamento onde o combustível do século 21 são os Dados. Isso proveniente da expansão da internet possibilitou a amplitude de conexões rompendo fronteiras diversas entre Países, Estados, municípios em um único CLICK, este fenômeno denominado “Os efeitos da Globalização” é um tema discutido por Milton Santos, geografo baiano no livro “Por uma outra Globalização” (2000).

Logo percebemos que ocorreu uma mudança no comportamento do consumidor que foi mudando em uma velocidade extraordinária, novas formas de consumir e novos gostos para consumir, afetando em cheio as organizações que tiveram que acompanhar toda esta mudança de comportamento que alterou até mesmo a forma de como buscar por um produto ou serviços. Anteriormente, organizações e pessoas sempre que necessitavam adquirir um produto ou serviço, informação sobre fornecedores, sem sombra de dúvidas, iria diretamente consultar a antiga e pouco funcional “LISTAS AMARELAS”. Em outro momento o sistema de informação, instrumentos de baixa efetividade em principal para empresas com seus nomes iniciados com a Silaba “Z” dificilmente seria encontrada por alguns cliente. QUEM NÃO SE LEMBRA DISSO?

Hoje estamos vivenciado uma experiência completamente diferente no sentido da aquisição da informação, produtos ou serviços. A expansão da internet, a criação e popularização do Google, Facebook, YouTube, WhatsApp, UBER, Rappi, AirBNB e tantas outras organizações surgiram para suprir necessidades deste novo consumidor e a partir da Internet se tornaram grandes negócios empresariais, bastante rentáveis. Outro fator importante que a internet possibilitou foi a possibilidade de expansão e difusão das forma váriadas de comunicação via VOZ, WEB, E DADOS “o (M-LEARNIG), neste mesmo sentido surgem o fenômeno da criação das Redes Sócias. Isso, estou me referindo a todas elas, seja no Instagram, que cumpre um papel de guardar seus momentos em imagens com textos curtos que por sua vez terminou finalizando com os antigos álbuns de fotos, o Facebook que lhe conecta com milhares de pessoas e empresas em um ambiente relativamente fácil e pegajoso de manusear, ou até mesmo o Linkedin que compre um papel especifico de conectar profissionais e empresas a novos negócios ou serviços. Estas ferramentas cumprem um papel informativo de ampla relevância porém nada disso que parece ser gratuito não é bem assim.

Todas essas empresas possuem uma característica em comum, sejam com focos de atuação aparentemente distintos, porém todos tem o mesmo objetivo: ter o maior número de informação sua ou da organização afim de, entender seu comportamento, desejos e necessidades afim de gerar Negócios passando a negociar as suas informações para outras empresas atenderem as suas necessidades e ampliação de vendas. “O Petróleo do século 21 são os DADOS”

Diante deste cenário, percebe-se que para as pessoas, navegar pelas mídias sociais e mecanismos de busca é um momento de descontração, porém já para as empresas, essas plataformas podem se converter em valiosas oportunidades de negócio.

Diante de tantas possibilidades devemos destacar as tendências para as mídias sociais com um alerta: o reforço dos mecanismos de proteção de dados é um elemento essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing.

Porém toda esta facilidade que a internet propicia também permitiu que aos informações dos seus clientes fossem violadas e até mesmo manipuladas, isso gerou uma desconfiança nos usuários. Em meio aos recentes escândalos que noticiaram a violação de perfis de milhões de usuários do Facebook, a segurança da informação se transformou em uma prioridade. Gradativamente, as marcas estão reconhecendo a importância de estabelecer uma relação de confiança com o usuário, pautada, acima de tudo, pelo compromisso com a transparência e a garantia da não invasão nem o vazamento dos seus dados para qualquer um. Sendo assim, investir em ferramentas WEB podem sim gerar ótimos negócios ampliando a seus lucros. Porém por se tratar de um ambiente novo aconselhamos que procure um profissional especialista em Marketing Digital para que possa lhe auxiliar no assunto. Para o desenvolvimento das suas estratégias uma boa maneira de alcançar tal objetivo é prestar atenção às tendências para mídias sociais, ferramenta SEO, Redes de Pesquisa, Adwords Google, AdwsFace e Instagram. Atento a este composto o Resultado Sobre o Investimento(ROI) será certo.

Mozart Estrela é professor, mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas e Planejamento Urbano e Estratégico, especialista Educação Sócio-ambiental e Mobilização Social, é consultor estratégico Google e é coordenador de cursos de graduação e pós graduação, além de escrever sua coluna no site News Infoco

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