Enfrentando dificuldades financeiras, prefeitura de Inhambupe quer contrair empréstimo de 4 milhões

0
O prefeito de Inhambupe, Nena

A prefeitura de Inhambupe quer contrair um empréstimo de 4 milhões de reais para investimentos em obras de infraestutura na cidade. Um projeto de lei(PL) enviado a Câmara pedindo autorização dos vereadores para a solicitação desse empréstimo junto à CAIXA já está tramitando na Casa.

O projeto é polêmico. De acordo com a prefeitura todo o recurso do empréstimo será destinado para construção de uma quadra poliesportiva, para construção de uma praça, para obras de esgotamento sanitário e pavimentação de vias da cidade. Porém a saúde financeira do município não é das melhores, o que levanta críticas.

Opositores chamam a atenção para o momento financeiro delicado pelo qual passa a prefeitura de Inhambupe. Desde o inicio de sua gestão, o prefeito Nena tem tido dificuldades para pagar o funcionalismo, principalmente os professores. Por diversas oportunidades nestes 2 anos e 5 meses de governo, salário de servidores foram parcelados ou postergados.

Numa atitude de desespero para fechar as contas, em dezembro do ano passado assinou um decreto exonerando todos os funcionários em cargos comissionados no municipio, com isso alguns órgãos enfrentaram dificuldades. No mês seguinte, já no exercício financeiro deste ano, readmitiu todos.

Mais recentemente, em mais um ato, expôs a saúde financeira difícil por qual passa a prefeitura ao assinar um decreto contingenciando o orçamento municipal e suspendendo a concessão de licença prêmio a servidores até o final do ano.

Para piorar, uma das exigências do banco para a concessão do empréstimo, é ter como garantia para o pagamento do empréstimo a parcela do Fundo de Participação do Municipio(FPM) ao qual Inhambupe tem direito. Essa é a principal fonte de renda do município atualmente.

A oposição vê como uma irresponsabilidade este pedido de empréstimo e discussões entre governistas e opositores já se tornaram públicas. Em um dos casos, o assessor de comunicação, Reinaldo Silva, afirmou que sabia o porquê dos vereadores estarem dificultando a aprovação da PL na Câmara e ameaçou revelar. A afirmação foi entendida como um desrespeito por vereadores da cidade. Muitos populares que tiveram acesso ao audio entenderam que e a fala do assessor de comunicação queria dizer que os vereadores estavam negociando os seus votos.

Para apaziguar os ânimos o prefeito de Inhambupe esteve ontem(07) na Câmara de Vereadores pedindo o apoio dos vereadores para aprovação do projeto.

Por Caio Pimenta para o News Infoco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *