Programas de Bolsas de Estudo surgem como solução para crise no FIES – Por prof. Mozart Estrela

0
Mozart Estrela

Olá querida leitora e querido leitor do site News Infoco, este artigo apresenta um assunto que está revolucionando o processo de inclusão a educação superior na Bahia. Com o estrangulamento dos programas de incentivo a educação superior no Brasil, muitas pessoas que desejam fazer a sua graduação estão passando por um período de muitas incertezas, principalmente quando o assunto é FIES e Prouni.

O mais grave é que os mais prejudicados são sempre as mesmas classes de pessoas, sendo elas na sua grande maioria os Jovens de classe média baixa, filhas e filhos de famílias com faixa de renda de até 5 salários mínimos, jovens negras e negros, moradores de bairros populares, sem contar nos trabalhadores do comercio e do mercado informal.

Diante deste cenário, vem surgindo organizações sociais preocupadas com o processo de inclusão educacional que permite as interessadas e interessados em realizar um curso de nível superior terem a oportunidade de ingressarem nas faculdades e ainda disponibilizando descontos em todas as mensalidade.

Essas organizações disponibilizam bolsas que diferem do FIES. Este último cobra juros absurdos, ofertam poucas vagas e quando as acadêmicas e acadêmicos concluem seus cursos terminam adquirindo uma divida que chega a durar por volta de 15 anos, sem a garantia do emprego posterior a formatura e por isso muitas vezes o FIES acaba sendo uma verdadeira dor de cabeça.

Uma dessas organizações é o Instituto Mais Solidário Programas Educacionais, que opera desde 2017. O Mais Solidário disponibiliza bolsas de estudos através de parcerias com diversas faculdades no estado da Bahia e outros estados do nordeste, tendo como público alvo justamente os jovens de baixa renda, estes os mais prejudicado com a ausência do Estado em cumprir as suas funções primordiais: GARANTIR O DIREITO A EDUCAÇÃO, SAÚDE, LAZER, CULTURA, MORADIA, ETC.

Só o Mais Solidário incluiu mais de 3.000 jovens e adultos no ensino superior através de suas bolsas e vem se destacando no quesito inclusão socioeducativo no estado da Bahia. Não foi a toa que esta organização foi premiada pelo Sabrae Tec tendo resultados positivos em todas as Faculdades parceiras. Com isso, se você quer estudar e economizar em todas as mensalidades você pode acessar o site www.maissolidario.com.br ou se informar pelo WhatsApp do Mais Solidário (71) 9 9259-02363/(71) 98761-2190.

O prof. Mozart Estrela é graduado em administração empresas pela Universidade Católica do Salvador e Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador. Possui especialização em Planejamento em Gestão Estratégica em Políticas Públicas – UNICAMP (2016), em Coaching e Planejamento de Carreira e Vida- SBC, em MKT Digital Google , em Educação Sócio Ambiental, em Mobilização Social e atualmente é CEO do Start-up Social Mais Solidário Bolsas Estudantis, consultor estratégico Google e novas Tecnologias, consultor estratégico em Políticas Públicas, professor e coordenador de Graduação e Pós Graduação, além de ser colunista o site News Infoco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *