No aniversário da cidade, moradores comemoram inaugurações na Alagoinhas Velha, entrega na área de Assistência Social e Ordem de Serviço para novo espaço de lazer e prática de esportes

0

Há 166 anos, em 2 de julho de 1853, um ano após ter sido promovida à Vila de Santo Antônio das Alagoinhas, a cidade empossava a primeira Câmara Municipal e o presidente do Conselho, o coronel José Joaquim Leal, marcando a sua emancipação política. Em comemoração à data, pelo terceiro ano seguido, o governo Joaquim Neto realizou, no Largo da Alagoinhas Velha, uma programação repleta de atividades que envolveu toda a comunidade, além de inaugurações de obras, assinatura de Ordem de Serviço e entrega na área de Assistência Social.

Com as presenças da vice-prefeita Iraci Gama, secretários, políticos locais, do deputado estadual Alex da Piatã(PSD), primeira-dama  Carla Reis,Colégio Militar, Guarda Municipal e 4º BPM, o dia começou com a Corrida 2 de julho, na qual 300 participantes percorreram pontos históricos da cidade, partindo das ruínas da Igreja Inacabada. Logo depois, bandeiras do Brasil, Bahia e Alagoinhas foram hasteadas, respectivamente, pelo prefeito Joaquim Neto, Subcomandante do 4º BPM, Major Luís Matos, representando o comandante Tenente Coronel Reginaldo Moraes, e Presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres.

Compromissos assumidos no início da gestão, durante a festa, a população também pôde comemorar a entrega da obra de requalificação do entorno da Igreja Inacabada, realizada com recursos de emenda do deputado Federal Paulo Azi e contrapartida da prefeitura, e da revitalização da Praça Pedro Dórea, para a qual foram investidos recursos próprios. As obras no local contemplaram a implantação de piso intertravado, novas áreas de jardinagem, novos bancos, iluminação especial e uma estrutura adequada e moderna que propiciaram a integração da praça ao monumento e a valorização do comércio, tornando um dos patrimônios históricos da cidade mais acessível e atraente para moradores e turistas.

A data também foi marcada pela assinatura da Ordem de Serviço para mais um espaço de convivência e lazer, a Praça dos Esportes, que será construída na Avenida Luís Viana. Com investimentos em torno de R$ 2 mi, o empreendimento prevê um calçadão,  área para ginástica voltada para adultos e pessoas na terceira idade, parque infantil, ginásio coberto, quadra society, campo de areia, quatro quiosques, áreas de paisagismo e pista de skate.  Já a área de Assistência Social  foi beneficiada com a entrega de um ônibus que vai atender ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) ofertado nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Destaque no desenvolvimento de políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas ações desenvolvidas nos CRAS, Alagoinhas foi uma das 300 cidades do país escolhidas pelo Ministério da Cidadania para a entrega do veículo.

Foi dia de celebração e agradecimentos. Em seu discurso, o prefeito Joaquim Neto lembrou de importantes investimentos que já foram realizados em Alagoinhas Velha, marco inicial da cidade. “É com muita satisfação que vejo as pessoas voltando a visitar o nosso monumento, então esta é uma obra que vem para valorizar ainda mais Alagoinhas Velha, uma região que desde o nosso primeiro ano de governo, vem recebendo obras de pavimentação asfáltica, de drenagem e saneamento básico e requalificação de espaços de lazer. Seguiremos trabalhando na captação de recursos para ampliar a atuação da prefeitura e agradeço ao apoio de todos os parceiros nas esferas municipal, estadual e federal para a concretização dos projetos que a cidade precisa”, disse o gestor.

A festa contou, ainda, com um grande bolo de aniversário, uma homenagem da Casa do Poeta com a leitura do poema “ Sorria Alagoinhas,  feita pelo artista Jorge Galdino,  apresentações da Banda Marcial Tradicional, das quadrilhas juninas Beija-Flor e Tia Dulce, show da banda Turma do Bid e diversão para a criançada com brinquedos infláveis.

Secom Alagoinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *