Focos de dengue no Barreiro e em bairros próximos preocupam prefeitura de Alagoinhas

0

A região do Barreiro, que compreende Nova Brasília e 21 de setembro, se estendendo pelo Pedro Braga e a Quintino Bocaiúva, apresentam números alarmantes de focos de dengue, 12 vezes superior ao nível de alerta que é de 1% da população. Por isso, a Prefeitura de Alagoinhas iniciará nesta localidade, no dia 15 de setembro, as primeiras ações preventivas e intensivas, os chamados mutirões sociais de Combate à dengue, zica e chikungunya. Hoje essas doenças são conhecidas como arboviroses e são motivo de preocupações constantes dos municípios.

A diretora de Vigilância da Saúde, Catarina Dagmar, esteve na manhã desta quarta-feira(11) no programa Primeira Mão conclamando toda a população a participar das ações a serem promovidas, não só pela Secretaria Municipal de Saúde, mas também por um conjunto de secretarias junto com o SAAE e as associações de moradores. Além de ações educativas serão entregues sacos lixo aos moradores(na sexta e no sábado) para que descartem qualquer objeto que retenha água de forma a ser um potencial criadouro para o mosquito. É importante que, durante o mutirão, o lixo coletado seja levado, no domingo, até a rua principal para facilitar o recolhimento pelos caminhões.

O velho conflito entre os técnicos, que dizem que a maior incidência de focos da doença está nas residências, e a população, que sempre reclama dos terrenos baldios, será em parte atenuado. As áreas serão identificadas pelo mutirão e seus proprietários notificados. Dagmar se queixa também que um número significativo dos moradores não permite o acesso do agente de Endemias para fazer a vistoria de rotina. Para esses casos, estuda-se também ações judiciais. Escolas e Postos de Saúde da Família(PSF) e Programas de Assistência Social serão também ativados nesse esforço conjunto.

Veja onde outros Mutirões Sociais irão ocorrer:

29 de setembro – Pedro Braga, Teresópolis, Avenida da Leste

10 de novembro – Rua do Catu, Jd. Urupiara e Parque São Francisco

24 de novembro – Mãe Cirila e Urbis 3

Confira a entrevista concedida pela diretora da Vigilância da Saúde, Catarina Dagmar, no programa Primeira Mão:

Por Paulo Dias para o News Infoco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *