“Todos contra a Dengue”: Prefeitura realiza mutirão em Alagoinhas neste domingo (15)

0

Visando reduzir o foco de mosquitos na cidade, conscientizar a população e mobilizar moradores no combate à Dengue, a Prefeitura realiza, neste domingo (15), a 4ª edição do Mutirão “Todos Contra a Dengue”, nas comunidades Nova Brasília e Barreiro.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelas associações de bairro, o mutirão reúne uma força-tarefa com cerca de 250 participantes, entre agentes da Vigilância em Saúde, equipes das secretarias municipais, moradores e membros da Comissão de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue.

A ação inclui a entrega de panfletos, orientação nas casas, junto aos moradores, atividades educativas nas escolas, entrega de sacos de lixo em domicílio, inspeção de imóveis, tratamento focal nos criadouros, limpeza de terrenos abertos considerados pontos críticos, recolhimento de materiais e destinação correta dos resíduos coletados.

“O objetivo principal é a retirada em massa de materiais que acumulem água nos fundos das casas das pessoas, visto que as localidades contempladas pela primeira etapa do mutirão são aquelas que apresentaram o maior índice de infestação. É uma grande ação para orientar, chamar a atenção da população, mobilizar para a retirada de materiais que podem se tornar criadouros do mosquito e envolver a comunidade”, afirmou a coordenadora de endemias, Telma Pio.

Segundo ela, todas as secretarias municipais estão envolvidas na ação, que contemplará 11 localidades entre os meses de setembro e novembro, em Alagoinhas.

De acordo com Danilo Jefoni, presidente da Comissão Interinstitucional de Combate ao Aedes Aegypti, as localidades foram selecionadas considerando os critérios epidemiológicos (Índice de Infestação Predial e casos suspeitos notificados).

A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, que se junta ao mutirão, no domingo, ressaltou que o trabalho de orientação, eliminação de criadouros e prevenção tem sido intensificado diariamente nos bairros. A gestora da pasta salientou ainda que, mesmo com as equipes agindo diretamente nos pontos críticos, iniciando frentes de trabalho com bombas motorizadas e tratamento nos depósitos, a conscientização continua sendo fundamental para o combate à Dengue. “A eficácia somente será garantida por meio de ações intersetoriais voltadas para o Saneamento Básico, a Educação e a colaboração dos moradores. É isso que estamos buscando em Alagoinhas”, pontuou.

Na Bahia, foram notificados 40 mil casos de Dengue no primeiro semestre de 2019, um número alarmante e quase 7 vezes maior que os dados de 2018, de acordo com estatísticas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, a SESAB.

Em Alagoinhas, no interior baiano, além de intensificar as ações, a Prefeitura tem trabalhado com campanhas de conscientização nas escolas e nos bairros. Novos mutirões estão previstos para a Avenida da Leste, o Jardim Pedro Braga e Teresópolis, no dia 29 de setembro. Ainda este ano, o mutirão chega também ao conjunto Brisas do Catu, ao Urupiara, ao Parque São Francisco, à Mãe Cirila e Urbis III.

Maquinários pesados, como retro escavadeiras e caçambas para recolher material estarão nas vias principais dos bairros contemplados, durante o mutirão. Agentes de endemias e profissionais do setor visitaram, essa semana, domicílios e unidades básicas de saúde orientando a população sobre os pontos de coleta de materiais e sacos serão distribuídos durante sexta e sábado.

No domingo (15), membros da Comissão se reúnem às 7h na Vigilância em Saúde e a concentração para início da ação está prevista para as 7h30 na Praça da Saudade. Toda a população pode participar.

Confira o cronograma dos mutirões:

15/09 – Nova Brasília – Barreiro
29/09 – Avenida da Leste – Teresópolis – Pedro Braga
10/11 – Brisa do Catu – Urupiara – Parque São Francisco
24/11 – Mãe Cirila – Urbis III

                                                                                             SECOM ALAGOINHAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *