Adesão de Jessé Bicodepena ao governo Joaquim Neto é questionada pela bancada do programa Primeira Mão

0
Da esquerda para direita Dr. Paulo Ott, Caio Pimenta, Haroldo Azi e Luciano Reis

A bancada do Programa Primeira Mão, na manhã de hoje(13) formada por Paulo Ott, Caio Pimenta e Luciano Reis, Haroldo Azi estava ausente, chegou a conclusão de que a nomeação de Jorge da Farinha para a Secretaria de Relações Institucionais se tornou ruidosa pela presença de Jessé Bicodepena, presidente Municipal do Partido Trabalhista Cristão – PTC, na subsecretaria da pasta. O caso mostra uma virada de mesa questionável, porque Jessé além de áspero opositor a Joaquim Neto, firmou compromisso de apoiar Luciano Sérgio, do PT, em sua eventual candidatura a prefeito. Em nota, confusa e vaga, o político explica que tudo ocorreu diante de uma decisão estadual do partido.

A decisão foi tão inesperada e surpreendente que provocou um amplo debate entre Paulo Ott, Caio e Luciano sobre se há ou não coerência na política. Ao constataram que “coerência” é uma qualidade que só poucos possuem nessa área, Caio Pimenta foi enfático “os políticos sérios e que levam a política a sério são coerentes.”

Lembrando que o líder do governo é o vereador Cleto, do PTC, talvez a mudança se deu por interesse pessoal do próprio Jessé, questionou Paulo Ott. Luciano Reis acrescentou que o fascínio do cargo público é muito grande, terminando por seduzir mais do que se imagina. Quanto a Jorge da Farinha, ele vai ocupar uma secretaria que trata fundamentalmente da relação com a Câmara de Vereadores. O secretário até então, Manoel Cardoso, ganhará uma secretaria do Planejamento, criada sob medida, desmembrando-se da secretaria da Fazenda.

Já com relação aos acertos com o Podemos, as negociações em altas esferas do partido em Salvador continuam e prosseguem descontentando os vereadores locais. Paulo Ott considera a postura do partido autoritária, criando um constrangimento natural em nível municipal: “nada pode ser de baixo pra cima”. O que se aguarda com expectativa é a colocação do vereador João Henrique Paolilo em alguma secretaria, por conta das negociações. Resta saber se esses acordos realizados tão abertamente serão bem vistos pelos eleitores.

Acompanhe a discussão da bancada do programa Primeira Mão:

O programa Primeira Mão vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 6 as 8 da manhã, na rádio Mundial FM 105.9. Ele também é transmitido ao vivo pelo facebook na página do site News Infoco e pelo youtube no canal da rádio 2 de julho, a mais nova web rádio de Alagoinhas.

Por Paulo Dias para o News Infoco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *