Veterinário Dr. Gomes explica a importância da prevenção do câncer de mama em cães e gatos

0

Agora na cidade de Alagoinhas já existe como fazer a prevenção com relação à insuficiência renal em cães e gatos. Será realizado o exame de SDMA de 4 a 10 de novembro, pelo Hospital do veterinário Gomes. A notícia, divulgada no programa Primeira Mão, desta quinta-feira,24, é de grande relevância, pois um entre três gatos poderá contrair a doença. Entre os cães a proporção é de um em dez indivíduos. A unidade médica está também equipada para tratar os vários tipos de câncer, com cirurgia e quimioterapia.

Existe uma proliferação de animais de rua na cidade, nesse ponto a castração aparece como a melhor solução, como advertiu o veterinário. Ele explicou que cães e gatos já possuem uma alta taxa de hormônios, elevada perigosamente quando se administram contraceptivos, uma das causas de câncer nessa população. Gomes também falou que os animais estão vivendo mais tempo, estão envelhecendo e demandando mais cuidados.

Sobre a castração, quanto mais cedo melhor. Se a cirurgia for realizada antes do primeiro cio, a probabilidade de não surgimento de câncer é de 90%, depois do segundo cio, cai para 70% e daí sucessivamente. Os cães podem viver até 15 anos(o equivalente a 110 anos na espécie humana), mas já tem animais que ultrapassam os 20 anos de idade. Uma grande preocupação que o criador deve ter é com o câncer de próstata, a partir dos quatro anos, deve-se fazer o exame preventivo. O procedimento com relação ao câncer de mama deve ser realizado mais cedo, depois de um ano e meio. Miomas também são comuns entre esses animais de estimação. Gomes contribui para levar esse atendimento aos criadores com menor poder aquisitivo com o programa Educapet, facilitando o pagamento de exames, cirurgias e consultas.

Veja a entrevista concedida por Dr. Gomes ao programa Primeira Mão:

Por Paulo Dias para o News Infoco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *