PSDB pode trocar governo Joaquim Neto por apoio ao DEM, mas tarefa não será fácil

0

O PSDB pode trocar a base do governo Joaquim Neto pelo apoio ao DEM em Alagoinhas. A informação foi dada no dia de hoje(15) pelo jornalista Vanderley Soares. Segundo o jornalista, a informação foi confirmada, inclusive, pelo secretário de governo de Alagoinhas, Gustavo Carmo, uma das peças importantes da articulação politica da gestão municipal.

O diretório municipal do DEM não confirma nem rechaça a informação. É esperada a visita do presidente estadual do partido, o deputado Paulo Azi, nos próximos dias, para esclarecer a situação. Se houve acordo, foi em instancias superiores e, pelo jeito, o diretório municipal não teve nada a ver.

Em contato com este News Infoco, o secretário de assistência social, Alfredinho Menezes, presidente municipal do PSDB, viu com estranheza a informação. Disse não ter sido avisado pelo diretório estadual sobre os rumos do partido na cidade e que espera que isso ocorra para tomar um posicionamento.

A migração do PSDB para o lado do DEM pode significar mais uma perda para o prefeito Joaquim Neto, porém há um protocolo para que isto ocorra e consequências para imagem do partido. Isso porque o PSDB em Alagoinhas possui diretório municipal constituído e eleito através de votação. Para derrubar um alinhamento a nível municipal é necessário a edição de uma resolução do diretório estadual ou federal determinando a migração para o DEM. Os diretórios municipais então são obrigados a acatar.

O fato de uma determinação estadual, costurado, ao que tudo indica, após uma reunião a portas fechadas em Salvador, pode dar ao PSDB a imagem de uma atitude antidemocrática, já que até o presente momento o diretório municipal teve toda a liberdade para continuar na base do governo Joaquim Neto, mesmo após sua saída do DEM.

Um outro ponto é o tempo que levará todo o trâmite para edição desta resolução a nível federal ou estadual. Isso dependerá obviamente do que estabelece o regimento interno do partido, mas é de se esperar que rachas internos e uma debandada de joaquinistas e anti-cezistas também afete a composição do partido na cidade.

Por Caio Pimenta para o News Infoco

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *