Alagoinhas: em primeiro dia de Drive Thru, 6 pessoas testam positivo para a Covid-19

0

Realizada na Praça Pedro Dória, por meio de sistema Drive Thu, entre as 10h e 13h, nesta ação inicial foram realizados 400 testes, dos quais 6 pessoas ou 1,5% do total, apresentaram diagnóstico positivo para COVID-19.  Após avaliação médica, os casos com resultado positivo receberam medicamentos, foram orientados a manter isolamento e passarão a ser monitorados pelas equipes de saúde do município.

Parte de uma série de medidas estratégicas adotadas para interromper a cadeia de transmissão do coronavírus na cidade, nesta quinta, foram submetidos ao teste rápido apenas as pessoas que se enquadraram nos seguintes critérios: pacientes sintomáticos, após avaliação dos profissionais de saúde, circulantes – a exemplo daqueles que residem no bairro, mas trabalham em outro.

De acordo com a secretária de Saúde (SESAU), Rosânia Rabelo, a primeira ação de testagem rápida foi realizada no bairro de Alagoinhas Velha por ser a localidade com o maior número de casos registrados, mas a iniciativa contemplará também outras regiões da cidade. “ Hoje foi o ponto de partida para o Inquérito Epidemiológico, um conjunto de ações que vai nos apontar onde o coronavírus avança, o que nos permitirá a execução de novas medidas para o controle da pandemia, explica a secretária. “ Um cronograma está sendo elaborado para a realização de testes rápidos domiciliares em diversas localidades, com o objetivo de traçar um mapeamento mais preciso do coronavírus na cidade”, completou.

Ainda segundo a secretária, em virtude do sucesso da ação, a triagem e testagem rápida será realizada novamente nesta sexta-feira (03), das 9h às 13h, no mesmo local do bairro de Alagoinhas Velha (Praça Pedro Dóres), seguindo os mesmos procedimentos e critérios.

“Alagoinhas saiu na frente com medidas como uso de máscara, barreiras sanitárias e hoje iniciamos outra importante ação que vem para reduzir as subnotificações e iniciar a medicação adequada nos pacientes infectados no menor tempo possível, o que colabora muito no sucesso do tratamento. Na medida em que a cidade conhece de fato seu número de infectados, é possível conduzir a retomada das atividades com um grau de segurança muito maior”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.

Para traçar o mapeamento epidemiológico mais preciso possível na cidade, a Prefeitura fez a aquisição de 25 mil testes rápidos e mais 10 mil kits swab, para a identificação dos casos da COVID-19.

Por Prefeitura de Alagoinhas/alagonews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *