Para falar de IDEB, PT alagoinhense prefere utilizar meias verdades – Por Caio Pimenta

1
Caio Pimenta

O processo politico no Brasil vai de mal a pior. Em Alagoinhas não é diferente. Se de um lado assistimos ao embate entre apoiadores dos candidatos à prefeitura Joaquim Neto(PSD) e Paulo Cezar(DEM). Do outro, assistimos um PT lutando para brigar de fato pelo tão cobiçado posto. No desespero, apelam.

Já não bastasse a rasteira dada no ex pré-candidato do partido, Luciano Sérgio, algo ignorado pela alta cúpula partidária local, mas que é digna de repulsa por qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento sobre ética, agora temos que assistir a certas manipulações em discursos. Neste caso especifico, quero falar sobre o IDEB.

Radiovaldo Costa, candidato do PT à prefeitura de Alagoinhas, em video que viralizou nas redes sociais semana passada, comentava o índice alcançado por Alagoinhas neste ano de 2019, alegando que o município não alcançou a meta, diferente da época em que o hoje deputado federal Joseildo Ramos, de seu partido, quando governou a cidade. Na época, segundo Radiovaldo, as metas eram alcançadas e a educação era de qualidade. A informação é verdadeira, MAS EM PARTE. Em suma, UMA MEIA VERDADE

Em respeito a você leitor, trarei a tabela disponibilizada pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira). Nela estão exposta as notas alcançadas pelo município desde 2005, inicio da aferição, até agora. Ela alcança as notas obtidas pelas três últimas gestões, Joseildo Ramos(2000 a 2008), Paulo Cezar(2009 a 2016), Joaquim Neto(2017 aos dias atuais). Veja:

Como você leitor pode observar, a única vez que Alagoinhas alcançou a meta estabelecida foi em 2007 e 2009. Uma no governo Joseildo, a outra no primeiro ano de governo Paulo Cezar. Porém as médias alcançadas nesta época foram AS MENORES DO LEVANTAMENTO. Apenas 3,5.

Entre 2007 e 2019 houve um aumento de 1.2 na média alcançada pelo município. Ou seja, segundo os dados do INEP os piores índices educacionais foram registradas justamente nas duas oportunidades onde Alagoinhas alcançou a meta. 

A divulgação de meias verdades, tais quais as fake news, são nocivas para o debate politico e principalmente para o eleitor. O eleitor alagoinhense precisa ser tratado com mais respeito.

Escrito por Caio Pimenta, bacharel em Direito, radialista, comentarista do Programa Primeira Mão da rádio Ouro Negro FM 100,5 FM e rádio 2 de Julho. Ele também é editor-chefe do site News Infoco

Uma resposta para “Para falar de IDEB, PT alagoinhense prefere utilizar meias verdades – Por Caio Pimenta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *