Na sessão ordinária desta quinta-feira (10), o vereador Cláudio Abiúde (Republicanos) propôs uma medida que visa reduzir os transtornos causados à população após intervenções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) nas vias da cidade.

O parlamentar relatou ter se reunido com o secretário municipal de Manutenção, Cláudio Espinheira, para discutir uma ação conjunta entre o SAAE e a secretaria, a fim de que os buracos abertos para manutenção da rede de água ou esgoto sejam fechados de forma imediata, especialmente nos trechos com pavimentação asfáltica.

“É de responsabilidade do SAAE requalificar os trechos de calçamento, mas não quando se trata de asfalto, fazendo com que essa recomposição não seja feita com a mesma agilidade”, explicou. “Por isso, sugeri que, sempre que o SAAE for realizar obras que demandem a abertura de vias, a equipe de tapa-buracos da Secretaria de Manutenção acompanhe a execução e já atue no reparo, de forma integrada”, explicou.

O vereador citou como exemplo cidades como Feira de Santana, Salvador e Camaçari, onde, segundo ele, esse modelo de atuação já é adotado. Ainda segundo o vereador Cláudio Abiúde, a proposta foi bem recebida e ele foi informado de que já existe diálogo entre o secretários Cláudio Espinheira e Renavan Sobrinho, diretor geral do SAAE, para colocar essa proposta em prática.

Durante sua fala, o vereador também sugeriu a criação de um grupo de WhatsApp com a participação dos secretários municipais, como forma de facilitar a comunicação entre as pastas e agilizar o atendimento às demandas da população.

Segundo ele, a proposta visa tornar a gestão mais integrada e eficiente, permitindo que temas que envolvam múltiplas secretarias sejam resolvidos de forma conjunta e coordenada. “Se temos grupos para falar de futebol, política e outros assuntos, devemos ter um grupo voltado exclusivamente para a resolução de problemas da cidade”, concluiu.

Para assistir a sessão na íntegra, clique: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz