24 de maio é uma data importante no calendário social e político de Alagoinhas. Nesse dia, em 1945, nasceu Judélio de Souza Carmo, o segundo da numerosa família de seis filhos do casal Maria Bernadete e Júlio Carmo.
Formado em jornalismo, Judelio empolgou-se com a política ainda jovem e foi eleito para a Câmara Municipal em 1966, aos 21 anos, ao lado de importantes homens públicos da cidade como Miguel Fontes, Altino Rocha, Carlos Navarro Filho, Walter Campos, Jefferson Vila Nova, Antonio Paolilo, Hostilio Ribeiro Dias, Antonio Mutti, Raminho Conceição, Clóvis Teles, Osvaldo Bastos e Edson Oliveira.
Em 1972 veio a sua primeira eleição para prefeito, quando enfrentou e venceu um surpreendente processo de impeachment de grande repercussão, a ponto de trazer à cidade o presidente do MDB, senador paulista Orestes Quércia.
Voltou à prefeitura em 1983 para um mandato de seis anos, realizando um trabalho de grande aceitação popular, que lhe proporcionou o privilégio de eleger o seu sucessor, o bancário e radialista Chico Reis.
Nesta época, promoveu uma série de obras estruturantes, a exemplo da macrodrenagem do Rio Catu, implantação do Terminal Rodoviário Urbano, criação da Avenida Lourival Batista e da Central de Abastecimento.
Em 1997 voltou à prefeitura na qualidade de vice prefeito, no mandato de João Fiscina, em parceria desfeita em meio à gestão.
Sua trajetória política foi encerrada no ano 2000, em pleito que reuniu Joseildo Ramos, Filadelfo Neto, Paulo Cézar, Murilo Cavalcanti e Antônio Sales, coroando uma trajetória de mais de três décadas em defesa e benefício de Alagoinhas, voltando ao jornalismo que abraçou e prestando sua experiência à UPB – União dos Municípios da Bahia.
Sua morte se deu em 09 de abril de 2009, ainda jovem, ainda sonhador, deixando a companheira Vilma Fontes, os filhos Juliana Carmo e Gustavo Carmo, ambos advogados, uma família das mais conceituadas, amigos e muitos admiradores.
Sua caminhada foi perpetuada no livro Judélio Carmo – o Semeador de Utopia, lançado na cidade, pelos autores Tom Torres e Luiz Eudes, em 24 de maio de 2024.
Neste momento do seu 80° aniversário de nascimento, nada como apreciar a mensagem do prefeito Gustavo Carmo, o filho que está seguindo o percurso político herdado: “Meu pai, Judélio Carmo, não apenas sonhou com o futuro de Alagoinhas, mas dedicou sua vida a desenha-lo, com trabalho e amor por nossa terra. Hoje tenho a honra e a responsabilidade de continuar essa legado, guiado pelos valores que ele me ensinou. Sigo comprometido em construir uma Alagoinhas que ele sempre acreditou”.
Texto escrito por Belmiro Deusdete