Hoje(22) pela manhã o secretário municipal de infraestrutura de Alagoinhas, André Luis, esteve no programa Primeira Mão, da rádio 95,7 FM, para falar sobre os efeitos da forte chuva que se abateu sob Alagoinhas durante o dia de ontem e causou diversos transtornos pela cidade.
Acompanhado do secretário de serviços públicos, Freitas, do secretario de assistência social, Alfredo Menezes, e do secretário de comunicação e governo, Gustavo Carmo, ele falou durante 40 minutos sobre os problemas enfrentados e as ações que a prefeitura vêm tomando para resolver as questões relacionados às chuvas.
Vários pontos de Alagoinhas sofreram alagamentos e escancaram mais uma vez a falta de escoamento nas vias da cidade. Foram detectados alagamentos no centro, Pedro Braga, Alagoinhas Velha, 21 de setembro, Santa Terezinha, Rua do Catu, Inocoop, Petrolar, Silva Jardim, entre outros.
O secretário explicou que as secretarias vêm trabalhando em conjunto para promover drenagens dos locais alagados, limpeza de bueiros e córregos, remoção de lamas, e assistência às famílias afetadas pela chuva. Ele citou também a necessidade de se fazer obras de macro-drenagem pela cidade e elencou diversos projetos do governo Joaquim Neto que já iniciaram ou estão próximos de serem iniciados, como as obras de macro-drenagem da Santa Terezinha e Cavada, e as obras das poligonais.
O secretário não poupou as gestões passadas pelos problemas dos alagamentos. De acordo com André Luis, as obras de macro-drenagem do Silva Jardim realizadas na gestão Paulo Cezar não foram feitas a contento, apesar de se ter utilizado todos os recursos disponibilizados pelo governo federal. A obra é alvo de investigação da CGU.
O rio catu, no centro da cidade, chegou a transbordar com as fortes chuvas e o secretário culpou gestões passadas, citando nominalmente as gestões Paulo Cezar e Joseildo Ramos, que nada fizeram. De acordo com ele, agora para se resolver o problema do rio catu, será necessário uma grande obra, numa área em que se tem um enorme fluxo de veículos e transeuntes.
Ainda durante o programa, moradores da Inoocop l pediram providencias ao poder público municipal. Segundo eles, com as chuvas, a água invadiu as casas causando prejuízos materiais. Eles cobraram do SAAE o funcionamento da bomba de drenagem da lagoa da Cavada e obras que impeçam os constantes alagamentos no local.

Em dado momento do programa, a temperatura subiu quando Antonio Barreto, o popular Tonho Rato, fez diversas críticas ao secretário. “A crise é você!”, afirmou Antonio Barreto a André Luis, citando supostas irregularidades em obras realizadas pela SECIN, que de acordo com ele contribuíram para os alagamentos.
O secretário rebateu, e voltou a elencar as diversas obras iniciadas pela gestão Joaquim Neto, além de projetos que estão sendo formuladas pela pasta. Ele também atribuiu as criticas de Tonho Rato a uma questão política e pessoal dele.




























