A última viagem do Trem do Forró, neste domingo (16), misturou o embalo do forró pé de serra às cores da cidade para uma celebração comandada pelo time do peito.

Apaixonados pelo Alagoinhas Atlético Clube, torcedores da Jovem Coral e da Nação Carcará se uniram para cantar, em véspera de São João, o amor pelo time do peito.

Não teve saída: o hino, que teve como um dos autores o saxofonista e maestro Benigno Bispo dos Santos, da Orquestra os Turunas, in memoriam, virou quase forró, no arrasta pé com zabumba e sanfona sobre os trilhos.

Entoando “Avante Alagoinhas”, os torcedores, que embarcaram para a última viagem desta edição às 16h30 de domingo (16), encerraram a programação iniciada no dia 12 de junho, quando a Prefeitura deu a largada aos festejos juninos do município e convidou moradores e visitantes para um percurso de 40 minutos na linha férrea.

Segundo o prefeito Joaquim Neto, a animação da torcida fecha com “chave de ouro” a grade do Trem do Forró que, este ano, surpreendeu a organização no envolvimento com o público: a marca de 3500 pessoas foi batida em 5 dias de viagens.

“Encerramos o Trem do Forró com sucesso total. A população abraçou a iniciativa da SECET e o movimento foi crescendo. Em 2017, eram 3 dias de viagens sobre os trilhos. Agora, em 2019, foram 5 dias, 3 viagens extras proporcionadas pela empresa VLI, em parceria com a SECET e com o Conselho Municipal de Cultura, e o que nós percebemos é que no ano que vem precisaremos expandir ainda mais. No domingo, as duas classes, uma com a Nação Carcará e outra com a Jovem Coral, fecharam, com muita animação, a grade prevista. A partir de agora, os festejos continuam”, pontuou o gestor.

De acordo com a vice-prefeita e secretária municipal de cultura, esporte e turismo, Iraci Gama, o trem recebeu, este ano, visitantes de Feira de Santana, Catu, Salvador, Ribeira do Pombal e Sergipe, que contribuíram para tornar o festejo ainda maior na estação.

No que se refere à viagem da torcida, Érica Fernanda, que faz parte da diretoria feminina do Atlético e participou pela 1ª vez da viagem, avaliou positivamente a iniciativa. “Maravilhoso! Forró bom, companhias boas, além da torcida Jovem Coral. Amei e, ano que vem, com fé em Deus, estou de novo no trem! Foi um festejo conjunto, com música agradável, no meio de pessoas boas. Amei!”, relatou a torcedora assídua.

Jomar Pinto, que foi para o Trem do Forró acompanhado pelo filho, também falou entusiasmado sobre a participação da torcida. “Nossa viagem foi muito emocionante. A tradição do forró em Alagoinhas continua e foi mais abrilhantada ainda com a presença do nosso prefeito, animando ainda mais o São João. Vim com o filho, com a família de sangue, e com a outra família, que é essa torcida da Jovem Coral”, comentou.

Com a viagem da torcida atleticana, o Trem do Forró fechou 27 percursos completos nesta edição. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), três viagens extras foram disponibilizadas pela organização, em parceria com a empresa VLI, para atender à alta demanda. No total, cerca de 3500 pessoas participaram do trem este ano, que contou com 2 classes integrais de passageiros. A realização é da Prefeitura, com apoio do Conselho Municipal de Cultura, do Fundo de Cultura e da empresa VLI.

Os itens arrecadados com a troca das passagens para o trem serão doados a instituições do município.

Secom Alagoinhas