A ausência desde a última quarta-feira (9) do secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, com retorno previsto somente para o fim de semana, foi minimizada pelo governador da Bahia em exercício, João Leão (PP). O comentário foi feito, na tarde desta segunda-feira (14), no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, durante assinatura do decreto de situação de emergência para liberação de recursos para os municípios atingidos por manchas de óleo no litoral baiano.

Leão, ignorando os prejuízos para o setor, atesta que Franco está muito bem representado pelo secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira. Mais além, ele disse que  até o governador Rui Costa (PT) estava ausente.

“Aqui ele deixou o secretário de Meio ambiente, ninguém melhor e o governador também não está aqui, está chegando amanhã”, partiu em defesa de Fausto.

Franco voou com a família para Roma a fim de aguardar o evento de canonização de Santa Dulce dos Pobres na cidade do Vaticano, que aconteceu no último domingo (13). Contudo, embora não se possa desconsiderar a importância da canonização para a sua área, como bem demonstra o crescimento do turismo religioso em todo o mundo, o gestor tem sido bastante criticado pelo longo afastamento quando o problema ambiental de grande monta surge no litoral baiano, prejudicando em cheio a alta estação, cujo largada foi dada já no Feriado do Dia das Crianças.