O âncora do programa Primeira Mão, Haroldo Azi, começou a entrar no clima da campanha de 2020, após 16 pré-candidatos surgirem como opções. O radialista quer saber agora quem tem projeto de fato e quem está só valorizando um futuro apoio. Ele quer entrevistar todos os pleiteantes, questionando a coerência de suas proposições. Isso ficou bem claro quando ele mencionou o pré-candidato do Avante Ozeas Menezes, nesta segunda-feira(25) querendo saber como ele pode se desvincular do prefeito Joaquim Neto, após três anos se beneficiando da administração com a indicação de cargos.

Ozeas Menezes já sabe, portanto, qual a principal pergunta que lhe será feita. Os demais que almejam disputar as eleições podem apresentar alguma contradição, afinal, a maioria não pontua em nenhuma pesquisa, como não tem eleitores para vencer a disputa sequer para vereador. Essa quantidade exorbitante de projetos resvala na irresponsabilidade e no puro personalismo, fazendo da política um mero jogo de azar. Todos estão apostando no fenômeno das redes sociais. Esquecem, no entanto, que nada é assim tão fácil como uma mágica. Bolsonaro é um exemplo disso, youtubers com milhões de seguidores aderiram a sua campanha bem como os evangélicos e contou com uma vital identificação com o antipetismo, havia coerência.

Esse volume acentuado de aspirantes também demonstra uma insatisfação com a condução da política nos últimos anos, principalmente com a revelação pela Lava Jata de que campanhas milionárias eram pagas com dinheiro extraído das estatais e esquemas com dinheiro público. O povo acaba pagando o pato não tendo saúde, educação, segurança nem perspectiva de ter um bom emprego(subir na vida ou sair da miséria). Haroldo está certo em fazer a série de entrevistas com os pré-candidatos no sentido de questioná-los com certo ceticismo, para que a população não seja ludibriada. Ou seja, a intenção do programa não será apenas abrir o microfone para que o candidato se apresente, ele será abordado criticamente.

Esta semana já estão confirmadas entrevistas com os pré-candidatos a prefeito Tonho Rato(PDT) nesta terça-feira(26), Fabricio Faro(DEM) na quarta-feira(27) e João Henrique(Podemos) na sexta-feira(29). O programa Primeira Mão vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 6 as 8 da manhã, na rádio Ouro Negro 100.5 FM e rádio web 2 de julho. O programa também é transmitido ao vivo através do canal da rádio 2 de julho no youtube e pela página do site News Infoco no facebook.

Por Paulo Dias com a colaboração de Caio Pimenta para o News Infoco