Meus amigos leitores, nós temos acompanhado a luta do povo brasileiro pela mudança na politica. Pela inserção de novas práticas, exemplos de honestidade, moralidade e probidade na vida pública.
Nas últimas eleições observamos resultados, antes inimagináveis. Candidatos sem os vultuosos recursos de campanha, sem tempo de televisão, sem tradição na vida partidária chegarem ao poder. Para citar apenas um exemplo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido NOVO.
O povo deu um grito, ainda tímido, mas um grito de BASTA! Porém, aqui em Alagoinhas a velha politica teima a continuar a fazer das suas. E ai tenho que falar do deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do DEM, que anunciou Paulo Cezar como pré-candidato de seu partido.
Jogou para escanteio uma figura excepcional em todo o sentido técnico e moral, o professor Fabricio Faro, que fez um belissimo trabalho na secretaria municipal de educação, para alçar Paulo Cezar, um ex-aliado do petismo na Bahia, como seu pré-candidato.
Nada de pessoal tenho contra Paulo Cezar, nem Paulo Azi, mas é preciso questionar as atitudes politicas que alcançam, inclusive, a seara jurídica e afetam a vida de todos os alagoinhenses. Percebam o que é o DEM, liderado pelo deputado Paulo Azi, 4 anos após ajudar a implantar uma CPI para investigar malfeitos no SAAE no governo Paulo Cezar, apresentar Paulo Cezar como seu pré-candidato?! O SAAE apresentou durante o Governo Paulo Cezar um rombo de mais de R$ 10 milhões e chegou a ter ameaça de corte de energia pela COELBA por falta de pagamento.
Como explicar a possibilidade do Fabrico Faro, que reviu vários contratos firmados pela secretaria de educação da gestão Paulo Cezar, dando uma clara demonstração de desperdício do dinheiro público na antiga gestão?! Aponto aqui ainda a verdadeira maldade que passa pela cabeça do deputado Paulo Azi em colocar o Faro como opção de vice. Seria uma humilhação e o fim da bela imagem de coerência e retidão que até aqui acompanhou Fabricio.
Para piorar, Paulo Cezar se vê envolto a diversas suspeitas de mal uso do dinheiro público, como é o caso das obras de drenagem do Silva Jardim, que sofre a investigação da CGU, e a fraude nos contratos do transporte escolar num montante de R$ 29 milhões que, inclusive, o levou ao banco dos réus, onde aguarda a sentença junto com ex-secretários de governo. O empresário apontado como um dos mentores do esquema já foi sentenciado há mais de 30 anos de prisão.
Em um momento em que criminalistas dão como certo a condenação de Paulo Cezar em 1º instancia, embora isso não seja suficiente para torna-lo inelegível, o deputado Paulo Azi enxerga na figura suspeita e cercada de tantas acusações, que é Paulo Cezar, a solução para os problemas e as expectativas da população alagoinhense.
Esqueçam os escrúpulos! esse parece ser a fórmula do deputado Paulo Azi para, de uma forma ou de outra, estar no poder.
Caio Pimenta é Bacharel em Direito, radialista, comentarista do Programa Primeira Mão da rádio Ouro Negro FM 100,5 FM e rádio 2 de Julho. Ele também é editor-chefe do site News Infoco