O prefeito Joaquim Neto(PSD) anunciará até amanhã(20) se determinará a abertura do comércio ou se prorrogará o seu fechamento. O decreto de fechamento do comércio é válido até amanhã(20) e há pressão dos dois lados, tanto dos favoráveis pela abertura do comércio, quanto pela continuação de seu fechamento.

Para tentar agradar os dois lados, o prefeito estaria propenso a liberar a abertura do comércio, a partir de terça-feira(21), com restrições. O comércio fecharia mais cedo, possivelmente as 14 horas. Também seria obrigatório que os clientes utilizassem máscara para adentrarem nos estabelecimentos, além de haver o controle do número de pessoas no recinto. O descumprimento seria punido com o fechamento da loja.

Fontes relataram ao News Infoco que o prefeito Joaquim Neto tem demonstrado preocupação com as perdas financeiras dos comerciantes e teme que o fechamento do comércio por mais de 1 mês possa gerar uma onda irreversível de demissões e falências. A queda de arrecadação da prefeitura também tem preocupado.

Por outro lado, o Ministério Público e o Núcleo Regional de Saúde tem recomendado a prorrogação do fechamento do comércio. A pressão destes dois entes foi o responsável pelos dois últimos decretos que prolongaram o fechamento do comércio. Essa pressão pode novamente fazer com que o prefeito determine a prorrogação da medida, ainda mais se mais um caso de coronavírus for registrado no dia de hoje(19).

É bom lembrar que Alagoinhas não registra um novo caso de coronavírus desde o último dia 05 e ontem(18), a prefeitura divulgou que um paciente que foi identificado com covid-19 já está curado.

Por Caio Pimenta para o News Infoco