O Governo Joaquim Neto está planejando uma retomada gradual, a partir do dia 15 de junho, de diversas atividades econômicas que tiveram suas atuações restringidas ou suspensas. A informação foi revelada pelo próprio prefeito na manhã de hoje(29), em entrevista concedida ao programa Digital News.

O prefeito disse ainda que o retorno deverá ocorrer em cinco fases, sendo liberadas em cada fase o funcionamento de determinadas atividades. O prefeito revelou que o cronograma ainda será definido, após reuniões com o seu secretariado. A cada fase a prefeitura irá avaliar se haverá a normalização no número de infectados. Caso essa normalidade seja identificada vai sendo implementada uma nova fase. Entre as atividades estão as academias, as escolas, etc.

Joaquim admitiu preocupação com o aumento do número de infectados pelo coronavírus no município. Ele afirmou que a cidade entrou no período de pico e deve continuar assim pelas próximas duas semanas, daí a necessidade de antecipação de feriados, o fechamento do comércio e o endurecimento nas medidas de isolamento pelos próximos dias. A partir daí, a expectativa é que a curva comece a declinar, permitindo assim o afrouxamento das medidas.

O prefeito fez questão de enfatizar que todas as medidas adotadas até o momento estão sendo tomadas baseadas em estudos técnicos, apesar de muitas delas estrem sendo contestadas pela oposição, por setores da imprensa e por parte da população, principalmente nas redes sociais. A principal delas é com relação ao fechamento das entradas da cidade, e a instalação de barreiras sanitárias, que volta e meia tem denuncias de falta de pessoal da prefeitura nos locais e furo escancarado dos bloqueios por parte de motoristas.

Por Caio Pimenta para o News Infoco