A coluna Satélite, do jornal Correio, afirma que tem sido constante a “troca de figurinhas” entre o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, com o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o ex-ministro Ciro Gomes, que deve concorrer novamente ao Palácio do Planalto em 2022.
Para disputar o governo do estado em 2022, ACM Neto precisará de um nome forte como candidato à presidência da República, já que Jaques Wagner, seu principal adversário, terá o nome ligado ao ex-presidente Lula, que deve ser novamente candidato.
Caso se concretize a aproximação, seria a segunda grande aliança entre DEM e PDT na Bahia. A primeira foi em 2020, quando o PDT indicou Ana Paula Matos para a chapa encabeçada por Bruno Reis na disputa pela prefeitura de Salvador. O resultado foi satisfatório, já que a chapa foi eleita ainda em primeiro turno.
Na última semana, Ciro Gomes assinou um manifesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), junto com Luiz Henrique Mandetta, do DEM, que tem sido cotado para tentar a presidência da República em 2022 ou compor chapa com algum nome do centro.
Politicaaovivo