Um comitê formado por representantes da Força Empresarial(ACIA, Sicomércio e CDL) e integrantes do governo municipal foi criado para discutir mudanças no código tributário de Alagoinhas. A primeira reunião do grupo ocorre na próxima sexta-feira(14). Além das entidades e do governo, a reunião deve contar com a presença de um contador e de um tributarista convidados pelos empresários.

Em conversa com o site News Infoco, Benedito Vieira, presidente do Sindicato Patronal do Comércio de Alagoinhas(Sicomércio), afirmou que nesse primeiro momento o comitê deve focar em mudanças na cobrança do imposto sobre serviços(ISS) e na contribuição social de iluminação pública(COSIP), que já chegou aos contribuintes e tem causado revolta entre os empresários. O reajuste da COSIP, por exemplo, chega a mais de 1000%, num período em que o comércio já sofre os efeitos da crise econômica. Já o ISS cobrado em Alagoinhas, com a vigência do código, é o maior do Brasil, 5%, o máximo permitido por lei.

A proposta dos empresários é que o reajuste da COSIP seja baseada no índice de inflação acumulada dos últimos 4 anos, que gira em torno de 15%. Com relação ao ISS, a Força Empresarial também defende uma alíquota menor, algo em torno de 2,5%.

Apesar da formação do comitê, comerciantes do município pretendem ajuizar ações na Justiça contra as cobranças, que entendem como abusivas. Dentro do segmento também cresce uma corrente que defende a realização de uma mobilização mais incisiva contra o código com a realização de passeatas e campanha publicitária.

Por Caio Pimenta para o News Infoco