Os vereadores de Alagoinhas aprovaram na sessão da tarde desta quinta-feira(10), de forma unânime, o projeto que concede um terreno de de 47.569,07 m² à empresa Dore Refrigerantes para instalação de uma unidade fabril no município.

De acordo com a secretaria de desenvolvimento econômico e meio ambiente de Alagoinhas(SEDEA), a Dore Refrigerantes investirá R$18 milhões, gerando cerca de 630 empregos diretos e indiretos, garantindo prioridade de contratação aos moradores de Alagoinhas.

O projeto que tramita desde de dezembro do ano passado e possui apenas duas páginas foi retirada de pauta na sessão parlamentar do último dia 22, após 9 vereadores da base governistas assinarem um requerimento pedindo vistas ao projeto. Votaram favorável ao pedido de vistas na oportunidade os vereadores Anderson Baqueiro (DEM), Gode (DEM), Juracy (PROS), Djalma Santos (Republicanos), Anselmo Bal (Republicanos), Jorge da Farinha (PL), Professor Arão (PL), Codoro (MDB) e Márcio da Cavada (PP).

A justificativa para o pedido de vistas, segundo o presidente da Comissão de Orçamento da Casa, Anderson Baqueiro, foi a falta de informações acerca do volume de investimentos, o numero de empregos que serão gerados e a contrapartida da empresa.

Documentos solicitados pela Comissão foram enviados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Alagoinhas(SEDEA) e pela Procuradoria Juridica do Município. O parecer favorável formulado.

O posicionamento dos vereadores causou revolta em representantes da classe comercial da cidade e perplexidade em toda a população. Um forte movimento integrando várias entidades de representação popular cobrando a aprovação do projeto foi iniciado.

A Comissão de Constituição e Justiça da Casa, presidido pelo vereador Luciano Almeida(DEM), já havia apresentado parecer favorável ao projeto.

Vereadores se queixam 

Durante a sessão, vereadores da base se queixaram da abordagem do tema feita pela imprensa e setores da sociedade que cobravam a celeridade da votação do projeto e questionavam a letargia para o processo de aprovação da matéria. As críticas foram acompanhados de acenos de apoio por vereadores de aposição, sob a justificativa de defesa da imagem da Casa Legislativa.

Após a sessão parlamentar, uma nota de repúdio endereçada ao jornal Folha da Terra e a este News Infoco foi divulgada pela assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Alagoinhas, segue a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

Em atenção à imprensa e à sociedade, a Câmara Municipal de Alagoinhas vem através desta nota repudiar a atitude dos veículos de comunicação Folha da Terra e News Infoco pela publicação de fakenews.

As referidas matérias: impressa no jornal e publicadas no site citado induzem o leitor a pensar que os parlamentares da base buscam benefícios/vantagens para aprovar o projeto n° 097/2021, referente à autorização de concessão de terreno, pelo chefe do executivo municipal, à fábrica Sidore Indústria de Comércio de Refrigerantes e Águas Minerais LTDA.

A Casa Legislativa repudia ainda, neste documento, a atitude de alguns representantes da entidade empresarial que estão disseminando essas notícias inverídicas.

Informamos que os parlamentares, tanto da base governista quanto da oposição, há dias têm participado de diversas reuniões a fim de pautar o projeto com responsabilidade, discutindo e buscando informações pois entendem que o desenvolvimento e a geração de emprego e renda é fundamental para a população de Alagoinhas, que tem atravessado momentos de dificuldade, agravados nos últimos meses pela pandemia.

Medidas judiciais estão sendo tomadas pela base governista para buscar responsabilizar criminalmente os responsáveis pela disseminação dos fatos imputados aos referidos vereadores.

Assessoria de Comunicação – Ascom

Câmara Municipal de Alagoinhas

Em resposta, Caio Pimenta, editor do site News Infoco, afirmou que até o momento não foi acionado judicialmente. Ele também diz que o site News Infoco continuará a defender os interesses do município e que aprovação do projeto foi “uma vitória do povo de Alagoinhas diante da pior composição de Câmara da história da cidade”. Segue Nota:

Até o momento não recebi qualquer notificação de qualquer órgão judicial a respeito da cobertura do site News Infoco ao tema. Quero dizer que o site News Infoco em mais de 6 anos de atuação se posiciona entre os principais veículos de comunicação da cidade, principalmente pela credibilidade que goza diante do trabalho sério que pratica e não publica fake News. Quero deixar claro também que o site News Infoco sempre estará a serviço da população, especialmente à alagoinhense, e sei que as vezes isso incomoda alguns interesses outros. Manteremos o nosso estilo combativo e nossa defesa em prol de Alagoinhas. Quero aqui tranquilizar os nossos colaboradores e dizer que de modo algum deixarei que alguém seja intimidado ou coagido enquanto eu dirigir este veiculo.  No mais, hoje é um dia de felicidade, afinal foi o dia da vitória do povo de Alagoinhas diante da pior composição de Câmara da história da cidade.