Imagine você saber o local exato onde está o seu ônibus e o tempo estimado que ele gastará para chegar até o ponto em que você está. Pois bem, essa é uma das funcionalidades presentes no aplicativo KIM+, que passa a funcionar em Alagoinhas e foi anunciado ontem pela prefeitura municipal de Alagoinhas.
Este aplicativo coloca Alagoinhas em posição de destaque, é a primeira cidade do interior do estado a contar com esse sistema, a frente, inclusive, de cidades como Feira de Santana e Vitória da Conquista. A proposta faz justiça ainda à Comissão de acompanhamento do transporte público municipal, presidido pelo sub-procurador Hilton Ribeiro, e com a participação de diversas pastas do Governo Municipal, que apesar das querelas politicas internas, e a ladainha do “quanto pior melhor” encampado por opositores, conseguiu implantar uma integração de linhas que salvou os empregos de rodoviários, salvou a cidade do caos que seria a paralisação do sistema e agora entrega o aplicativo KIM+.
Os técnicos que desenvolveram tal projeto também não podem ser esquecidos. Afinal tentar impor um discurso amparado em dados estatísticos e técnicos diante de instancias da politica local onde a demagogia e o despreparo muitas vezes imperam, é uma batalha quase sempre ingrata, além de árdua.
A verdade é que este aplicativo, que pode ser baixado em qualquer celular, tem a capacidade de pôr fim ao grande incômodo do usuário do transporte público(que é não saber o horário exato de chegada e saída do seu ônibus). Além disso, o aplicativo indica as rotas existentes para os usuários e as linhas que passam por todos os pontos de paradas.
O aplicativo KIM+ permite ainda que o usuário possa fazer a recarga do seu Alagoinhas card usando cartão de crédito, débito ou pix. Com isso elimina-se as filas que se tornaram habituais nos pontos de recarga da cidade. Isso chama-se inovação, avanço.
Porém é preciso uma forte pressão, não só da sociedade civil organizada, como também da classe politica dirigente e a imprensa, para que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Alagoinhas(SMTT) forneça os mapas e os dados necessários para que este serviço esteja disponível para a população.
É preciso ainda que o subsidio municipal seja apresentado o mais rápido possível, afinal com os aumentos sucessivos do preço do diesel, que já ultrapassou o valor da gasolina, aliado a pressão do sindicato dos rodoviários para a concessão de reajustes salariais, vai demandar um consequente aumento dos custos do serviço, que de modo algum pode recair sobre o usuário pagante.
Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.