A prefeitura de Alagoinhas está preocupada com as dificuldades que os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica(IBGE) estão encontrando para realizar as entrevistas com os moradores da cidade. A preocupação não é para menos, o censo do IBGE, que estima a população e a renda per capita de cada município, é um dos fatores que define a repartição do Fundo de Participação dos Municípios(FPM), uma das principais fontes de renda da prefeitura, que financia serviços de saúde, educação e segurança, por exemplo.
Os recenseadores têm se queixado da resistência de moradores em fornecer informações. Com um volume de informações bem abaixo do esperado, o IBGE prorrogou até o início de dezembro as visitas nos domicílios. Para ajudar nos esforços do instituto, a prefeitura de Alagoinhas tem intensificado as ações de conscientização da população sobre o censo, solicitando, inclusive, o apoio dos veículos de comunicação da cidade.
Hoje(14) pela manhã a secretaria municipal de comunicação publicou uma nota solicitando a colaboração da população. Veja na integra a nota:
ATENÇÃO, O CENSO DEMOGRÁFICO DO IBGE 2022 FOI PRORROGADO ATÉ O INÍCIO DE DEZEMBRO.
ESSE É UM INSTRUMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE OS GOVERNOS POSSAM PLANEJAR AS AÇÕES DE SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO, DENTRE OUTRAS.
NO ENTANTO, OS RECENSEADORES ESTÃO ENCONTRANDO DIFICULDADES PARA SEREM ATENDIDOS NOS CONDOMÍNIOS E RESIDÊNCIAS, POR ISSO, A PREFEITURA DE ALAGOINHAS FAZ UM APELO PARA QUE A POPULAÇÃO RECEBA O RECENSEADOR E RESPONDA AO QUESTIONÁRIO.
AS INFORMAÇÕES PRESTADAS SÃO SIGILOSAS E NÃO EXISTE NENHUM RISCO DE SE PERDER O AUXÍLIO BRASIL OU QUALQUER OUTRO BENEFÍCIO.
TODOS OS RECENSEADORES USAM COLETE, BONÉ, CRACHÁ E O DISPOSITIVO MÓVEL DE COLETA DO IBGE. CASO O MORADOR NÃO ESTEJA EM CASA NO MOMENTO, O PROFISSIONAL DEIXARÁ UMA FOLHA DE RECADO COM TELEFONE DE CONTATO PARA QUE SE POSSA REAGENDAR A VISITA.
SEJA CIDADÃO, CONTRIBUA COM O CENSO DO IBGE. O MAIOR BENEFICIADO É VOCÊ E A SUA FAMÍLIA!
Por Caio Pimenta para o News Infoco