Os diretores do Sindicato dos Rodoviários de Alagoinhas(Sindmetro), Mario Cleber e Gil Alagoinhas, criticaram a atuação do sindicato dos comerciários de Alagoinhas na discussão sobre o transporte público de Alagoinhas.
Em entrevista concedida ao programa Jornal dos Municípios, da rádio Digital FM, os representantes dos rodoviários se queixaram da falta de convite do sindicato dos comerciários à uma reunião realizada na última segunda-feira para discussão do tema.
Após a reunião, Adrião Barbosa, presidente do sindicato dos comerciários, cobrou publicamente mudanças no sistema, segundo ele, para atender demandas dos comerciários como extensão de horário e aumento de linhas de ônibus.
Na entrevista, Mário Cléber acusou o sindicato dos comerciários, e outras entidades sindicais, de contribuírem para a precariedade do transporte público ao permitir que o auxilio transporte do empregado seja pago em dinheiro pelo empregador, e não em vale-transporte, como preconiza a lei trabalhista. Nas palavras de Mário Cleber “as entidades sindicais de Alagoinhas precarizam a lei trabalhista” ao permitir tal situação.
Ontem, a coluna Opinião, escrita pelo Dr. Caio Pimenta neste News Infoco, revelou a existência de um acordo antigo entre sindicato patronal e sindicato dos comerciários, autorizando os comerciantes de Alagoinhas a pagarem em pecúnia o auxilio transporte, caso queiram.
Uma consulta realizada pela mesma coluna ao sistema de bilhetagem eletrônica identificou que apenas cerca de 18% dos comerciários recebem vale-transporte de seus patrões. O restante, cerca de 82%, não utiliza o transporte público. A falta desses 82% de comerciários no sistema de transporte público faz com que cerca de R$ 597.780,00 deixem de entrar mensalmente no sistema. Dinheiro que poderia financiar renovação de frota, ativação de novas linhas e até diminuição de tarifa.
Os diretores do Sindmetro afirmaram que devido a pandemia o sistema de transporte público em todo o país passa por dificuldades. De acordo com eles, só a tarifa não remunera mais o sistema e meios de injetar recursos no sistema devem ser implementados para suprir esse déficit.
O Sindmetro elogiou a atuação da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Alagoinhas composto pelos vereadores Anderson Baqueiro(UB), Juracy Nascimento(PROS) e Codoro(MDB). Segundo os diretores sindicais, reuniões frequentes tem sido realizadas e propostas para superação dos problemas do setor devem ser implementadas.