Ontem(18) foi o dia escolhido para que o secretário municipal de educação de Alagoinhas, Gustavo Carmo, comparecesse à Câmara Municipal, para explicar supostas irregularidades e ingerências propaladas pela oposição nas redes sociais e emissoras de rádio. E pasmem, esta mesma oposição que propalou essas questões, e que propôs o requerimento solicitando a presença do secretário naquela Casa, transformou aquela sessão num verdadeiro circo.

O despreparo e incapacidade daqueles que ganham R$ 12.500,00 para fiscalizar o executivo ficou mais que evidente.

A oposição deixou explícito que não se preparou para a sessão. Discursos desconexos, misturas de temas, visível nervosismo… E o pior de tudo, a troca daquele deveria ser o alvo central do momento ( Gustavo Carmo ) por um cargo comissionado ( Rivelino Carmo ).

Pra quem acompanhou a sessão ficou a impressão que se falou mais em Rivelino do que em Gustavo. Vi a hora dos vereadores Luciano Almeida, Juci Cardoso e Luma Menezes pedirem a exoneração dele.

Ué, mas a oposição agora quer indicar quem deve ou não participar do Governo a quem eles dizem se contrapor? Fica a indagação.

Num momento icônico, a vereadora Luma Menezes(PDT), que se queixou de um vídeo em que o citado Rivelino desmentia as suas supostas acusações contra a SEDUC, indo in loco, inclusive, para provar que a vereadora não dizia a verdade, reclamou ao secretário, que por coincidência é primo dele, lhe cobrando uma reprimenda ao seu parente. A resposta de Gustavo não poderia ser melhor “Ele(Rivelino) tem CPF e é suplente da senhora…”.

Essa simples frase demonstra algumas realidades que a própria Luma Menezes tenta renegar, mas que estão em sua biografia:

1- Ela, que hoje é oposição, ocupou cargo comissionado no Governo Joaquim Neto por indicação de seu pai(Ozeas Menezes) e apoiou o atual prefeito em sua reeleição

2 – Gustavo Carmo, que foi alvo de suas últimas críticas, cedeu ao Avante, então partido dela, componentes de seu grupo, aquela altura filiados ao MDB. Sem esses membros, o partido não conseguiria quórum mínimo para que ela se elegesse

3 – Rivelino Carmo, hoje alvo de suas queixas, foi um dos principais fornecedores de votos para sigla, portanto com grande influencia em sua eleição, tanto que é seu suplente.

A verdade dói, mas tem que ser dita

Outra manifestação que merece destaque é a da vereadora Juci Cardoso(PC do B), que fez coro contra a presença de Rivelino no Governo, em demonstração de solidariedade à Luma. Juci afirmou que Rivelino, ao publicar o vídeo desmentindo Luma, descumpriu “princípios da administração pública”, princípios esse que não citou, e que inclusive estou curiosíssimo para saber quais foram. Ademais, se isso realmente ocorreu, a vereadora, ao invés de usar aquele tempo, que era para ser dirigido ao tema proposto, em respeito a toda população alagoinhense, deveria apresentar uma ação por improbidade administrativa com base nesses supostos “descumprimentos de princípios da administração pública”. Se não a faz, abre brecha para que se desconfie de que tudo não passou de “discurso preparado para criar meme de internet”.

Também é preciso destacar a atuação do vereador Luciano Almeida(UB). Ele Tem extrema dificuldade de articular discursos. Em alguns momentos ficou quase impossível compreender sua linha de raciocinio. Em dado momento se queixou do tempo dispensado aos vereadores para fazer perguntas. 3 minutos!!! Ele achou pouco!!! Alguém precisa avisar ao vereador que houve candidatos que venceram eleição falando 8 segundos na TV e no rádio! É preciso aprender a saber utilizar ao máximo o tempo disponível. O pior é o desperdício desses 3 minutos, que foi prorrogado pelo presidente da Casa sucessivas vezes, talvez na esperança que algo de produtivo fosse dito pelo vereador. Mas infelizmente não obteve sucesso.

Diante do despreparo daqueles a quem se esperava ir ao ataque, Gustavo transformou aquilo que deveria ser algo negativo para sua imagem, em algo positivo. Ele que é pré-candidato a prefeitura, fez do momento uma demonstração de capacidade de discurso e articulação. Demonstrou tranquilidade, firmeza e conhecimento na área que comanda. Enfim… Saiu maior do que entrou.

Abaixo deixo o vídeo da oitiva do secretário de educação na Câmara de Vereadores. Mas adianto: assista se não tiver nada para fazer, porque adianto, foi uma #@$%.

 

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.