A Diocese de Alagoinhas, a O.M.E.A., (Ordem dos Ministros Evangélicos de Alagoinhas) e o Sindicato dos Comerciários de Alagoinhas (SICOMERCIÁRIO), em nota pública enviada à imprensa, reforçou o fechamento do comércio nesta quinta-feira(30), em alusão ao feriado de Corpus Christi.
Na data está prevista a realização de uma procissão da igreja católica pela manhã e a Marcha para Jesus na parte da tarde, que está sendo organizada por lideranças evangélicas no município.
Devido a uma lei municipal sancionada em 2023, em Alagoinhas o dia de Corpus Christi é considerado feriado municipal. Porém, em circular divulgado para a classe empresarial, o sindicato patronal (Sicomércio) informou que o empregador poderá abrir seu comércio, desde que remunere o seu empregado a titulo de hora extra, com adicional de 100% sobre o valor da hora normal, vedada a sua compensação, conforme prevê a legislação brasileira.
Tal posicionamento não agradou os representantes religiosos, nem a representação sindical dos empregados do comércio.
Em nota, eles afirma que “não existe autorização expressa na Convenção Coletiva de Trabalho, 2022/2024, para funcionar o comércio no Feriado de Corpus Christi” e que o Sicomércio ao divulgar a circular “não respeita a Lei 2.709/2023, que determinou o Feriado Municipal de Corpus Christi”.
As entidades dizem ainda que a atitude do Sicomércio é uma falta de respeito com “os costumes e tradições religiosas das pessoas de nosso município e região, porque quem trabalhar neste dia estará privado de exercer a sua fé em comemoração ao Corpo de Cristo.
Abaixo, veja na íntegra a nota divulgada:
FERIADO DE CORPUS CHRISTI. CIRCULAR DO SICOMÉRCIO ALAGOINHAS, (SINDICATO PATRONAL). NOTA EXPLICATIVA PÚBLICA, DA DIOCESE DE ALAGOINHAS, DA O.M.E.A., ORDEM DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DE ALAGOINHAS) E DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE ALAGOINHAS, (SICOMERCIÁRIO).
A Diocese de Alagoinhas, a O.M.E.A., (Ordem dos Ministros Evangélicos de Alagoinhas e o Sindicato dos Comerciários de Alagoinhas, (SICOMERCIÁRIO), vem a público manifestar sua preocupação sobre a Circular do Sicomércio Alagoinhas, (Sindicato Patronal), divulgada na imprensa local, sobre o Feriado de Corpus Christi. Pois, essa Circular trouxe apenas dissabores, controvérsias e mal entendido, para Empregados, Empresários e a População em geral de Alagoinhas e Região. Senão vejamos: Eles informam que está autorizado o trabalho, mas não existe autorização expressa na Convenção Coletiva de Trabalho, 2022/2024, para funcionar o comércio no Feriado de Corpus Christi. Não respeita a Lei 2.709/2023, que determinou o Feriado Municipal de Corpus Christi; circular desrespeitosa, falaciosa e “tendenciosa”. Por último, mas não menos importante, não respeitam os costumes e tradições religiosas das pessoas de
nosso Município e Região. Por que, quem trabalhar neste dia estará privado de exercer a sua fé em comemoração ao Corpo de Cristo. Tal nota provoca desagregação social, considerando que o funcionamento do comércio em dia de feriado, não é, nunca foi e nunca será normal, principalmente se tratando do Feriado de Corpus Christi. Esperamos que os Empresários de nosso Município respeitem o Feriado, os costumes e tradições religiosas do nosso Povo. Não aceitamos imposição. Continuamos abertos ao diálogo.
Dom Francisco Vidal Bispo Diocese/Alagoinhas e Região
Pastor Hélio Júnior Ordem dos Ministros Evangélicos de Alagoinhas
Adrião Barbosa Presidente do Sicomerciário Alagoinhas e Região
Por Caio Pimenta para o News Infoco