O prefeito de Alagoinhas. Joaquim Neto(PSD), em entrevista ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro FM/radio web 2 de Julho, prestou esclarecimentos sobre as últimas entregas de sua administração, e pontuou algumas realizações significativas desta trajetória, nesta quinta-feira, 19. Joaquim deu relevância às 250 unidades do Minha Casa Minha Vida a serem construídas entre a Baixa da Candeia, o Bananal e o Parque Moreira. A ordem de serviço será assinada amanhã(20), autorizando o início das obras, que vão absorver 150 trabalhadores. Ele solicitou da empresa Gráfico Engenharia, responsável pela execução do projeto, que priorizasse a mão de obra do bairro.

A agilidade na tramitação junto a Caixa Econômico ocorreu por conta da intervenção do Senador Otto Alencar. “Estive com ele na quinta-feira passada em Brasília, segunda-feira estava em Feira de Santana assinando o contrato.” Joaquim Neto falou do esforço para fechar as contas nos últimos meses, assegurou que pagará a todos os funcionários, inclusive os terceirizados e disse ter voltado atrás sobre o parcelamento de débitos para a próxima gestão.

O prefeito que deixa o cargo em 31 de dezembro detalhou os esforços na área habitacional, envolvendo um total de 700 residências. A segunda etapa contará com a construção de mais 168 casa na rua do Catu, próximo a Urbis III. Depois, se espera mais dois lotes de 144 imóveis cada do programa Habitar Sertão. Joaquim mencionou a entrega de uma nova escola em Boa União, a aquisição de uma ambulância UTI para o SAMU e a inauguração da praça da Bíblia no Petrolar a ser entregue a comunidade provavelmente dia 27 deste mês com shows gospels para comunidade evangélica e católica.

O prefeito dos dois últimos mandatos avaliou que soube ouvir a população e atacar os pontos que eram alvo das maiores queixas assim orientou as ações na área de saúde, dobrando o número de unidades Básicas de Saúde, conseguindo investimentos para o Hospital Materno Infantil e UPA. Na área de saneamento, resolveu com a macrodrenagem problemas crônicos de alagamento no Silva Jardim, na Cavada e em Santa Terezinha. Deu a mão a palmatória sobre sua promessa de tomar banho no rio Catu, que “virou meme”, mas disse que trouxe recursos para o saneamento no valor de R$ 30 mi, provenientes do Avançar Saneamento e do PAC I e II. Duas estações elevatórias, nas imediações da cervejaria Heineken e próximo ao futuro Hospital Regional, estão em fase de conclusão. Falta pouco para levar os 50% do esgoto coletado para a estação de tratamento em Narandiba.

Joaquim Neto não se esqueceu de citar as mais de 600 ruas pavimentadas, que fizeram alegria de milhares de moradores ao ganharem conforto e comodidade e verem seus imóveis valorizados. Deixará também licitadas a construção de uma escola e de uma creche em Santa Terezinha. O prefeito relatou ainda que receberá a comenda 2 de Julho, por seus serviços na área de Saúde pela Assembleia Legislativa do Estado, uma iniciativa do deputado Alex da Piatã.

Quanto ao futuro, o quase ex-prefeito deu a entender que não será candidato em 2026, afirmando que Alagoinhas está bem com dois deputados federais e dois estaduais e que não quer briga em casa, com elogios a trajetória da esposa. Deu a impressão que pode surgir algo no Governo do Estado, um secretaria de estado quem sabe, enfim… Ficou algo no ar.

 

Por Paulo Dias para o site News Infoco