O Ministério do Comércio da China iniciou uma investigação sobre a carne bovina importada, especialmente de Brasil, Argentina e Austrália. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 27, a pedido de representantes da indústria nacional.

Na China, o preço da carne registrou uma queda nos últimos anos devido ao excesso de oferta e falta de demanda já que o país enfrenta uma desaceleração na economia. Ao mesmo tempo, as importações aumentaram consideravelmente e a China representa um mercado muito importante para países como Brasil, Argentina e Austrália.

O Brasil, maior exportador mundial de carne bovina, afirmou em um comunicado que “em princípio” não adotará “nenhuma medida preliminar”, após tomar conhecimento da abertura desta investigação.

O Itamaraty também assegurou que o governo “buscará demonstrar”, durante os próximos meses, “que a carne bovina brasileira exportada à China não causa qualquer tipo de prejuízo à indústria chinesa, sendo, pelo contrário, importante fator de complementariedade da produção local chinesa”.

O pedido das associações nacionais destacou que o forte aumento das importações de carne bovina nos últimos anos “teve um impacto negativo significativo na indústria nacional”, segundo um comunicado do Ministério do Comércio chinês.

A Tarde