O brasileiro Hugo Calderano, atual número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, está fora do WTT Grand Smash, que começa nesta quinta-feira (4), em Las Vegas. O atleta teve a entrada negada nos Estados Unidos por ter visitado Cuba em 2023, o que o deixou inelegível para o sistema de isenção de visto aplicado a cidadãos da União Europeia.

Com passaporte português, Calderano costuma utilizar o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA) para ingressar nos EUA, como prevê o acordo entre o bloco europeu e o país norte-americano.

Desta vez, porém, sua solicitação não foi aprovada automaticamente, e ao buscar esclarecimentos com as autoridades dos EUA, foi informado que a viagem feita a Cuba, onde disputou o Campeonato Pan-Americano e a qualificatória olímpica, inviabilizava o uso do ESTA.

Diante da situação, o mesa-tenista tentou obter um visto de emergência, com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico norte-americano. A entrevista chegou a ser agendada, mas não havia tempo hábil para concluir o processo antes do início da competição em Las Vegas.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, afirmou Calderano em nota oficial.

Em excelente fase na carreira, o brasileiro acumula grandes conquistas recentes. Nos últimos dois meses, venceu a Copa do Mundo, foi vice-campeão mundial e conquistou o título do WTT Star Contender Ljubljana. Em junho, encerrou sua passagem de nove temporadas pelo Liebherr Ochsenhausen liderando o time na conquista da Liga Alemã.

Bahia.Ba