A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA) realizou mais uma ação prevista pelo plano de arborização urbana do município com o plantio de 17 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica na Praça da Bíblia, no Calçadão, na Praça do Senai e na área em frente ao condomínio Ilha de Santorini. O plantio foi realizado na manhã desta terça-feira, 26, com espécies como pata de vaca, quaresmeira, ipê rosa e ipê branco. Estas espécies são consideradas apropriadas para o ambiente urbano por possuírem raízes pivotantes que evitam danos à pavimentação e ao espaço público. Seguindo um plano contínuo, as ações de arborização em Alagoinhas acontecem quinzenalmente.
De acordo com a engenheira ambiental da SDRA, Roziane Cruz, o plantio é realizado em áreas de recarga consideradas prioritárias para arborização emergencial. “As árvores reduzem o estresse térmico, fornecem sombra e tornam o espaço público mais agradável. Além disso, há a questão da segurança hídrica no solo, já que com árvores, há maior infiltração de água da chuva no solo, menos alagamentos e erosões”, destaca Roziane. Segundo ela, parte dos autos de infração aplicados pela Secretaria é revertida na compra de mudas, escolhidas a partir de critérios técnicos como porte, altura e adequação ao ambiente.
A engenheira destaca que a continuidade do trabalho é fundamental, pois, além do plantio de árvores, ele garante planejamento, manutenção e monitoramento de áreas verdes trazendo benefícios diretos de longo prazo para a cidade e para a população. Os programas permanentes de arborização estimulam a população a participar, criando um senso de pertencimento e valorização dos espaços verdes.
“Sempre pedimos o apoio da comunidade para que cuide das mudas e nos avise caso alguma precise ser reposta. Esse cuidado coletivo transforma o plantio em legado, garantindo que as árvores cresçam fortes, se integrem ao espaço urbano e cumpram sua função ambiental, social e estética”, completa.