O deputado Marcelino Galo (PT), líder do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), apresentou um projeto de lei que propõe tornar a educação ambiental um tema permanente no currículo das escolas das redes pública e privada da Bahia.
A iniciativa busca formar cidadãos críticos e comprometidos com a preservação ambiental e a sustentabilidade, alinhando-se à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) .“Mais do que uma diretriz pedagógica, este projeto de lei é um compromisso civilizatório”, afirmou Marcelino.
A proposta prevê formação continuada para os professores, produção de materiais adequados à realidade de cada escola e dos alunos e parcerias com universidades e organizações da sociedade civil.
Para o deputado, o projeto é de extrema importância e necessidade para preparar as novas gerações no enfrentamento aos desafios como desmatamento, poluição e degradação dos biomas, além de desenvolver soluções sustentáveis em áreas como agricultura, energias renováveis, gestão hídrica e conservação da biodiversidade.
“A Bahia é um dos estados mais ricos em diversidade biológica do Brasil, e tais biomas enfrentam crescente degradação, tanto por desmatamento quanto por desertificação, e tantos outros fatores. Precisamos preparar as novas gerações com o auxílio das escolas para que seja possível pensar soluções ambientais através da construção de uma consciência crítica, com responsabilidade cidadã e um futuro mais sustentável”, disse o deputado.




































