Apesar de anunciar a sua produção de veículos na Bahia, a BYD resolveu deslocar seu centro de pesquisa e desenvolvimento para o Rio de Janeiro, contemplando o prefeito Eduardo Paes (PSD). Nas redes sociais, o prefeito do Rio comemorou a noticia da chegada do equipamento, que terá como principais objetivos de estudo a direção autônoma e combustíveis flex.

“Toda pesquisa e desenvolvimento da BYD no Brasil vai se instalar no Rio! Grande anúncio para o Rio fechado na manhã de hoje (sábado). É emprego de qualidade e consolidação do Rio como Centro de Inovação do Brasil”, disse Paes.

 

A ida do centro para o Sudeste frusta o plano do governador Jerônimo Rodrigues (PT) que, em março deste ano, afirmou que havia conversado pessoalmente com o alto escalão da montadora chinesa e garantiu a permanência do Centro de Pesquisa e Inovação Automotiva no território baiano.

“Eu fui à China, coloquei na mesa da BYD que queremos também seja criado um ambiente de pesquisa e desenvolvimento. A resposta deles foi, ‘olha, que a gente pode fazer pesquisa para que isso possa acontecer na Bahia’. Bom, eles estão comprometidos com isso, inclusive, chamando a Bahia de ‘novo Vale do Silício’. Está garantido que a BYD, está mantida aí a ideia de um centro de pesquisa aqui na Bahia”, disse o governador à época.

 

Política Livre