A reinauguração do Centro de Cirurgias Eletivas de Alagoinhas foi tema, na sessão desta terça-feira (4), de discursos no plenário da Câmara Municipal, unindo os vereadores em uma celebração do novo equipamento, que promete aliviar uma das maiores demandas da saúde pública local.

O debate foi iniciado pelo vereador Edy da Saúde, que expressou sua “felicidade” com a entrega. “A gente que é ativista da saúde sabe da importância do que é um centro cirúrgico em nossa cidade, algo que a gente já vinha almejando há muito tempo”, declarou. Edy, que se identificou como usuário e “fã do Sistema Único de Saúde”, destacou a aprovação “por unanimidade” do nome do centro em homenagem a Judélio de Souza Carmo, pai do atual prefeito. Ele finalizou com um apelo: “Que aquele equipamento possa atender as pessoas da melhor forma possível, com educação, com delicadeza, porque quem paga somos nós, o povo tem que ser bem tratado”.

Cleto da Banana destacou que o município “tem uma demanda muito reprimida acerca de processos cirúrgicos”. Relatando sua visita, afirmou: “Pude ver em loco, testemunha do tanto quanto aquele prédio foi modificado, melhorado, aumentado a sua capacidade”. O vereador registrou informação relevante, confirmada pelo prefeito e o secretário de saúde: “Nós temos uma capacidade mensal de mais de 500 cirurgias”. Cleto concluiu garantindo que a Câmara estará “de mãos dadas, ao lado do governo municipal naquilo que for possível e necessário para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”.

O vereador Jorge da Farinha focou no impacto direto para os cidadãos. “Isso é muito importante para o nosso município, nosso município que ficou vários anos sem ter essas cirurgias eletivas”, disse. Ele detalhou que o centro realizará procedimentos como “laqueaduras, vasectomia, hérnia, também cataratas”. Com a reabertura, celebrou, “o povo não vai precisar estar saindo para fora para fazer essas cirurgias”. O parlamentar ainda anunciou: “Para o ano eu irei colocar da minha emenda individual, irei colocar para cirurgias eletivas, porque eu compreendo a importância que tem esse serviço”.

Cláudio Abiúde também parabenizou o secretário Virgínio e o prefeito Gustavo Carmo, definindo a saúde como “uma chaga aberta na sociedade”. Para ele, a reabertura é um alívio fundamental: “acho que com as cirurgias eletivas vai ser possível atenuar muito, muito da dificuldade dos nossos munícipes.”

De forma concisa, o vereador Xandinho usou a tribuna para “parabenizar a reinauguração do Centro de Cirurgia Eletiva em nome do prefeito Gustavo Carmo e do secretário de Saúde”.

No Grande Expediente, Thor de Ninha retomou o assunto, expressando sua “grande alegria ver aquele centro reaberto”. O vereador destacou o alcance social da medida: “Esse equipamento vem para atender principalmente a população mais carente, claro que vai atender a todos, mas aqueles que têm mais dificuldade de fazer uma cirurgia, que têm parque de recursos para poder utilizar os equipamentos privados”.

Encerrando as falas sobre o tema, José Edésio classificou o evento como “um momento de felicidade, um ganho na cidade”. Ele relembrou o histórico problemático do local, que em 2009 apresentava falhas graves de projeto. “Imaginem os senhores que tinham construído um centro cirúrgico, com pia dentro do centro cirúrgico”, criticou, elogiando a gestão atual por “reaproveitar o dinheiro e destinar os investimentos” corretos. Edésio, líder do governo, concluiu com um apelo por sustentabilidade: “Nós queremos a continuidade da funcionalidade todos os dias, não agora só para atender a demanda reprimida, mas que aquela instituição funcione diuturnamente”, finalizou.

 

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz