A primeira-dama Janja da Silva promoveu um coquetel aos chefes de Estado que participam da Cúpula do Clima em Belém, no Pará, na noite de quinta-feira (6). Nenhum dos líderes, no entanto, chegou a comparecer ao evento, segundo informações do jornal Band.
Na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o evento – que começou com quase duas horas de atraso – foi descrito como “Coquetel oferecido pelo Presidente da República e pela senhora Janja Lula da Silva aos Chefes de Delegação”.
Mas quem acabou por ocupar o ambiente foram figurões do PT e do governo, com nomes como a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Os ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Marcos Antônio Amaro, do GSI, também marcaram presença.
Segundo a reportagem da Band, o coquetel contou telões instalados nos quatro cantos do salão que exibiam imagens de ribeirinhos, da Amazônia e da cultura paraense, além de um cardápio e ‘setlist’ de músicas inspirados na cultura local. O evento ainda contou com uma ilha de drinks, com oito tipos de coquetéis preparados na hora.
Apesar da ausência dos chefes de Estado, o clima no salão, segundo a reportagem, era de celebração pelos investimentos anunciados no Fundo das Florestas Tropicais para Sempre, no primeiro dia da cúpula – mais de US$ 5 bilhões.
Lula e Janja compareceram ao evento por cerca de meia hora, onde a primeira dama teria arriscado alguns passos de lambada, enquanto o presidente era “assediado” pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom que, segundo a reportagem, teria, inclusive, dificultado a saída de Lula do recinto.
Também presente no evento, o secretário-geral da ONU, António Guterres, parecia à vontade ao conversar em português com os brasileiros.
Procurados pela Band, Chefes de Estado não identificados informaram que não compareceram porque estavam cansados após a longa agenda do dia.
Bahia.Ba





































