A avaliação dos indicadores do Plano Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde, reconheceu o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Alagoinhas como um dos melhores do país. Segundo informações referentes ao 2º quadrimestre de 2025, o município alcançou a terceira colocação no ranking nacional, somando 126 pontos.

O Cerest Alagoinhas existe há 16 anos e integra o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo à população atendimento médico, enfermagem do trabalho, serviço social, psicologia e fisioterapia. O serviço atende diversas demandas, como assistência especializada a trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, além de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores, e investigação das condições dos ambientes laborais.

O resultado divulgado pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT) coloca o Cerest Alagoinhas entre os 25 melhores do Brasil. “Isso demonstra que as ações de saúde do trabalhador realizadas em Alagoinhas e região vêm sendo validadas e reconhecidas em âmbito nacional, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, o reconhecimento mostra que as ações do Cerest, da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador e das referências técnicas em saúde do trabalhador no município estão cada vez mais consolidas. Este é um trabalho construído as diversas mãos e essa pontuação é fruto do trabalho em equipe, bem como articulação com as referências dos municípios e rede de atenção à saúde pontuou a coordenadora do Cerest, Cristiane Correia.