O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que o Hospital Maternidade e da Criança (HMC) será entregue no dia 3 de abril. Primeiro equipamento desta categoria em Salvador, a maternidade está localizada na Federação, onde funcionava o antigo Hospital Salvador.
Em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (25) durante entrega de duas escolas municipais no Alto das Pombas, comunidade no mesmo bairro, Bruno reafirmou que a prefeitura está preparando a licitação para selecionar a empresa responsável pelo gerenciamento da maternidade.
“Já fizemos a cotação de preço, vamos lançar a licitação da operação do hospital”, disse o prefeito. Em agosto deste ano o chefe do executivo municipal havia afirmado que naquele mês a licitação seria divulgada.
As obras do novo equipamento de saúde também sofreram atrasos. Inicialmente previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2024, a finalização da obra foi adiada para adequar o projeto com o governo federal.
De acordo com Bruno, apesar da obra para construção do centro de realização de exames de imagem ainda não ter começado, o hospital já poderá funcionar no início de 2026.
“A antiga Funerária Decorativa, a prefeitura desapropriou, e vai iniciar a obra. Ali será um centro de imagem, que vai atender a comunidade, o hospital. Mas já dá pra começar a maternidade ainda sem a totalidade do centro de imagem. Então, em 3 de abril a gente entrega”, disse Bruno.
Estrutura
O Hospital Maternidade e da Criança terá área de 12 mil metros quadrados e contará com oito andares, além de térreo e subsolo. A estratégia envolveu a desapropriação do terreno e retrofit do antigo Hospital Salvador, em março de 2023, para receber a nova estrutura, cuja construção foi iniciada no final de novembro.
O HMC terá cerca de 200 leitos, entre clínicos e de UTI, e também disponibilizará serviços de bioimagem, ofertando exames de raio X digital, ultrassonografia com doppler, eletrocardiografia, cardiotocografia, eletroencefalograma, ressonância magnética, tomografia e mamografia. Um prédio anexo vai dispor de auditório, hospital escola, administração, farmácia e almoxarifado.




































