Na noite desta quinta-feira (28), foi realizada, na Câmara Municipal, a Sessão Solene Medalha do Mérito ao Jovem Empreendedor, iniciativa das vereadoras Luma Menezes e Jaldice Nunes. A partir do tema “valorizando o protagonismo das juventudes”, a cerimônia reconheceu o papel do segmento enquanto ferramenta de transformação social e econômica.

Ao iniciar a solenidade, a vereadora Jaldice Nunes destacou que muitos jovens encontram no próprio negócio a saída diante da ausência de emprego formal e concursos públicos, mas lembrou que empreender exige preparo. “Muitos não obtêm sucesso porque não há uma educação empreendedora, voltada a ensinar o comprar, vender, cobrar, negociar”, afirmou. Filha de camelôs, a parlamentar ressaltou que traz da própria história a missão de defender o empreendedorismo na Casa Legislativa e lembrou leis já aprovadas, em parceria com a vereadora Luma, que introduzem educação financeira e noções de empreendedorismo nas escolas.

Jaldice também enalteceu a trajetória dos homenageados, citando o jovem empreendedor de eventos Matheus Malheiros e a designer de sobrancelhas Brenda Helena Benevides, presente com o filho Gael. Ao abordar o novembro, mês do empreendedorismo e também do Novembro Negro, ela pontuou que os temas se conectam ao tratar de autonomia e independência financeira da população negra. “Neste mês de novembro, você está aqui conosco, um jovem empreendedor negro que tem tanto se destacado no nosso município. Que Deus te abençoe”, disse, dirigindo-se a Matheus. Em relação a Brenda, sublinhou o desafio de conciliar maternidade e negócio próprio: “O empreendedorismo é uma oportunidade de você poder fazer a sua agenda, gerir a sua vida. Você pode ser mãe, empreendedora, e tudo isso colabora para a sua independência financeira”.

Na sequência, a vereadora Luma Menezes reforçou que a sessão buscou, sobretudo, dar visibilidade e reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelos jovens empreendedores da cidade. Ela lembrou que, ao contrário da imagem romantizada que muitas vezes é difundida, empreender implica dedicação integral e impactos na saúde física e mental. “Quando você trabalha para alguém, minimamente tem uma hora estabelecida. Mas, quando você empreende, muitas vezes permanece 24 horas dedicado para fazer o seu negócio dar certo”, observou.

Luma chamou atenção para a necessidade de cuidado com a saúde, gestão do tempo e preservação da própria vida no meio dos desafios do negócio. Ao incentivar os homenageados, reforçou que a homenagem é também um convite para que a cidade conheça quem está “fazendo acontecer” em diferentes áreas. “O que vocês fazem merece ser reconhecido pela cidade. Toda a população de Alagoinhas precisa saber quem são os jovens e as jovens que têm se colocado no mercado e no desafio que é se colocar no mercado”, disse.

A empreendedora Brenda Helena Benevides contou a trajetória no ramo de design de sobrancelhas. Vinda de outra cidade, ela relembrou o início difícil, quando viajava diariamente para Alagoinhas, deixando o filho pequeno com a mãe, muitas vezes chegando ao estúdio sem ter um único cliente agendado. “Eu seguia de porta em porta, apresentando meu serviço, anunciando o novo estúdio e dando desconto para as clientes. Fui atendendo uma, duas pessoas e, com muita dificuldade, fazia o dinheiro do aluguel”, relatou. Hoje, com sete anos de profissão, Brenda e a sócia mantêm estúdio próximo a uma escola da cidade, ministram cursos e já formaram dezenas de alunas. “Meu serviço influenciou outras meninas a empreender também. Hoje, graças a Deus, eu tenho minha casa, consigo colocar meu filho em uma boa escola. Empreender é difícil, tem prós e contras, mas vale muito a pena e eu amo o que eu faço”, declarou.

No ramo de eventos, Matheus Malheiros também compartilhou sua caminhada. De família que já atuava na área, começou com a tia em buffet, passou por experiências como jovem aprendiz no comércio, conciliando escola, trabalho e rotina exaustiva, até encontrar no segmento de eventos uma vocação. Depois de anos atuando em loja especializada, decidiu assumir o próprio negócio, organizando festas e decorações. Matheus relembrou o primeiro grande desafio, quando uma cliente lhe confiou o aniversário de um ano do filho e, a partir daí, vieram indicações e novos contratos – não sem períodos de instabilidade e meses sem eventos. “Empreender não é fácil quando você é jovem, numa sociedade em que muitos já estão consolidados no ramo. Eu precisei me reinventar, muitas vezes oferecendo o serviço cobrando apenas o material, em troca de divulgação, para conseguir mostrar o trabalho”, contou. Hoje, com uma carteira consolidada de clientes, o jovem segue investindo em capacitações e cursos com grandes decoradores, defendendo que “decorar vai muito além de copiar referências”: é traduzir a essência do cliente em cada projeto. “No início é desafiador, mas temos que ser persistentes, porque em um determinado momento Deus nos honra. Eu sou prova disso”, afirmou.

Reconhecimento

Os parlamentares presentes também se pronunciaram. O vereador Luciano Almeida destacou a determinação dos homenageados e as dificuldades enfrentadas por quem investe no próprio negócio. Ele lembrou que muitos empreendedores iniciam com altos gastos e pouco retorno, mas que “se estabelece no mercado quem persevera”.

A vereadora Juci Cardoso defendeu a relevância simbólica e prática das sessões de reconhecimento e rebateu críticas que consideram esse tipo de homenagem irrelevante. Ela propôs que a Câmara avance na criação de um programa municipal de incentivo ao pequeno empreendedor, com medidas como redução de impostos e espaços permanentes de comercialização. “Não é possível continuar dando milhões de incentivo para o grande empresário e não discutir um programa para o pequeno”, defendeu.

Na sequência, o vereador Jorge da Farinha relembrou sua trajetória empreendedora desde a infância, quando vendia farinha na Praça Santa Isabel, para demostrar que é possível crescer a partir de pequenos negócios. Ele resumiu sua experiência em três fundamentos: “coragem, saber comprar e atender bem”. Jorge estimulou os homenageados a não temer a concorrência e afirmou que com estratégia e persistência é possível superar empresários maiores.

O vereador Gleyser Soares também compartilhou sua experiência, desde o trabalho como mototaxista e vendedor ambulante até se tornar licenciado de um aplicativo de delivery. Ele lembrou as dificuldades de prospectar clientes, vencer a timidez e manter o negócio após a eleição de 2020. Gleyser reforçou que grandes empresários começam pequenos e concluiu: “Não desistam no primeiro obstáculo. Cada desafio vem para tornar vocês mais fortes”.

Em seguida, o vereador Caio Ramos destacou suas raízes de família feirante e a admiração por quem empreende buscando “furar a bolha” e melhorar de vida. Ele lembrou que foi eleito vereador aos 19 anos e aproximou sua vivência da dos jovens homenageados. “Quem empreende demonstra que tem coragem”, disse, colocando seu mandato à disposição dos jovens e afirmando que quando empreendedores crescem, “quem ganha é Alagoinhas”.

Já vereador Thor de Ninha parabenizou as propositoras e lembrou que ser jovem empreendedor em um “sistema” que privilegia grandes capitais é duplamente desafiador, mas reforçou a importância da persistência. Thor também destacou a necessidade de cuidar da saúde mental e preservar os vínculos humanos. “Empreender exige muito do nosso tempo, e não podemos nós mesmos e nem do próximo”, pontuou.

Na sessão solene foram homenageados/as: Ana da Anunciação dos Santos, Brenda Alves Xavier de Jesus, Brenda Helena Benevides, Claydh Ariel, Guilherme Rodrigues, Jeovane Gomes de Souza, Joaquim de Souza Matos Neto, Joana Astro, Louise Almeida Barbuda Lima, Lucas Oliveira Nascimento, Mariana Ramos Bastos, Matheus Malheiros, Nathália Costa Fontes, Naylane Paixão Lima, Pablo Araújo Almeida, Paulo Ranieri Souza de Melo, Pedro Souza, Rafael Ramos Simão, Shirlley Bruna Gomes, Thalia Cardoso, Thainara Gomes Silva, Vanessa Amorim Matos dos Santos e Welia Carla de Jesus.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz