O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não esconde o seu descontentamento com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Aliados do petista têm usado termos como “decepção” e “traição” para descrever o clima no entorno do presidente, especialmente diante dos desdobramentos do caso envolvendo o Banco Master. A informação é da CNN.

Segundo interlocutores, Lula sinaliza com uma ruptura definitiva com o magistrado. Para o presidente, houve uma “traição altíssima”, sobretudo pelo histórico de proximidade entre os dois. Toffoli foi indicado pelo petista para ocupar uma das cadeiras no STF.

Lula e magistrado passaram por momentos de afastamento, como no período em que o petista esteve preso e foi impedido, por decisão do ministro, de comparecer ao velório do irmão. Apesar disso, ele teria reatado politicamente nos anos seguintes.

Apesar da insatisfação de Lula com Toffoli, integrantes do governo e do PT têm dito publicamente que respeitam a presunção de inocência e o direito de defesa do magistrado. Nos bastidores, a avaliação é outra. O entendimento é que a condução da relatoria do caso Master ampliaram o desgaste e causaram um novo foco de tensão para o governo em ano pré-eleitoral.

Bahia.Ba